Gás Natural

TAG e Origem Energia anunciam acordo para desenvolvimento do primeiro projeto de estocagem de gás natural no Brasil

Pioneira no país, parceria traz segurança na oferta e abastecimento do energético e é essencial para aumentar a liquidez na comercialização da molécula, possibilitando a redução de preço através da oferta de novos produtos ao mercado.

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/03/2024 17:44
TAG e Origem Energia anunciam acordo para desenvolvimento do primeiro projeto de estocagem de gás natural no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 745

A Transportadora Associada de Gás – TAG e a Origem Energia anunciaram acordo não vinculante de parceria estratégica para desenvolvimento conjunto de projeto pioneiro de estocagem de gás natural no Brasil, um tipo de infraestrutura que traz novas soluções para a abertura do mercado no país. O objetivo é atender à crescente demanda por soluções flexíveis que facilitem a movimentação do energético, de forma a oferecer mais liquidez e segurança aos players que atuam no mercado de gás natural. A Origem Energia, empresa nacional de soluções energéticas integradas, é concessionária da infraestrutura necessária para operacionalizar o serviço por meio de seus ativos em Alagoas. A TAG, por sua vez, detém a mais extensa malha de transporte de gás natural do Brasil. A previsão de início de operação é ainda em 2024.

A parceria será a junção de dois importantes atores nesta frente, de um lado a Origem Energia, empresa nacional de soluções energéticas integradas e concessionária dos campos de gás de Pilar em Alagoas, de outro lado a TAG, que detém a mais extensa malha de gasodutos do Brasil. A nova solução representa um marco no setor de gás natural e na relação entre produção e consumo da molécula, e posiciona a TAG como empresa que, além de atuar com transporte de gás natural, desenvolve outras soluções de infraestrutura de energia aderentes à necessidade do mercado.

A TAG tem sólida atuação no mercado de gás natural brasileiro e vem desenvolvendo soluções inovadoras para permitir o acesso de novos agentes à malha de transporte nacional, somada à ampla experiência mundial do Grupo ENGIE, um de seus acionistas, que possui posição de destaque na infraestrutura de gás natural na Europa, por meio da GRTgaz, da GRDF, da Elengy, da Storengy, que é a maior empresa de estocagem de gás da Europa.

A Origem Energia é controlada pela Prisma Capital, e adquiriu os ativos do Polo Alagoas em fevereiro de 2022. Desde então, a Companhia vem mapeando as oportunidades ligadas aos seus campos depletados para a atividade de estocagem. Este serviço é amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa para garantir a segurança e a flexibilidade do sistema energético, mas ainda é inédito no Brasil.

A iniciativa vem como mais um dos desdobramentos da Nova Lei do Gás, vigente no Brasil desde 2021. A estocagem é fundamental para balancear as curvas de produção e consumo de gás natural, e sua consolidação contribuirá para a redução da dependência do Brasil sobre a molécula importada. No contexto de desenvolvimento do mercado de gás, o projeto beneficiará a produção da molécula nacional e pode incentivar a entrada de novos fornecedores e consumidores do insumo na malha nacional.

"A estocagem de gás natural poderá desempenhar um papel crucial na transição energética do Brasil. Além de auxiliar na descarbonização das indústrias, a maior disponibilidade de gás flexível irá complementar o crescimento da geração renovável intermitente. Esse é um passo fundamental para a maturidade do mercado, com ampliação da liquidez e da competitividade. Adicionalmente, a estocagem abre caminho para desenvolvimentos de novas energias e tecnologias de armazenamento como hidrogênio e captura e armazenamento de carbono", afirma o CEO da TAG, Gustavo Labanca.

Ao permitir que a molécula seja armazenada durante períodos de baixa demanda e disponibilizada em picos de consumo, a estocagem fortalece a segurança de suprimento de gás natural. Ou seja, os clientes poderão injetar as quantidades em excesso dos seus portfólios e retirar posteriormente, dando flexibilidade para produtores, importadores e consumidores que atuam nas duas pontas da cadeia, da oferta e da demanda. Além disto, a possibilidade de armazenar o gás natural permitirá que produtores de gás associado reduzam seus índices de injeção, aumentando a oferta da molécula no mercado doméstico e, por consequência, reduzindo o seu custo.

"No longo prazo, os vencedores são a indústria e a matriz energética brasileira. A primeira passará a ter acesso a fontes de energia mais competitivas, e a segunda contará com o suporte necessário para continuar crescendo por meio de fontes renováveis, intermitentes por natureza", afirma o CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho (foto).

O investimento total estimado para o projeto será de até aproximadamente US$200 milhões, divididos em diferentes etapas.  A Origem Energia irá contribuir com a infraestrutura ligada ao projeto já desenvolvida no Polo de Alagoas – reservatórios depletados, poços perfurados, dutos de escoamento conectados e o "gás de colchão". A TAG, por sua vez, aportará o capital para investimentos nas infraestruturas adicionais para iniciar o serviço de estocagem. Na fase inicial, a capacidade de armazenamento será de 106 milhões de m³/ano. No longo prazo, a capacidade pode chegar a 500 milhões de m³/ano.

"Por meio da estocagem, será possível dar segurança ao suprimento de gás natural, principalmente durante variações sazonais. Nos períodos de estiagem no Brasil, por exemplo, teremos esse recurso disponível para lidar com as intermitências das energias renováveis, provendo uma oferta confiável da molécula em tempo hábil", explica Coutinho.

Gustavo Labanca ressalta que "a estocagem de gás natural, como um novo recurso para o balanceamento do sistema, pode auxiliar no equilibro do fluxo de gás nos gasodutos de transporte, reduzindo o custo transacional e atuando como "pulmão" do sistema de gás natural".

O serviço de estocagem será fornecido em base firme, com uma capacidade máxima de estocagem, injeção e retirada, de forma a maximizar o uso do reservatório. Também serão propostos produtos na modalidade interruptível para atender ao cliente que necessite de maior capacidade de injeção ou retirada. Os parceiros já estão em discussão preliminar com os primeiros clientes interessados no serviço.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20