Energia Eólica

Suzlon traz novas opções de turbinas e torres para o Brasil

A Suzlon, terceira maior fabricante de geradores eólicos do mundo e líder do mercado brasileiro com 42% da potência instalada no país, está trazendo para o Brasil a nova série de turbinas S9X com três novas opções de torres, nas alturas de 80, 90 e 100m. Para os ventos de intensidade mais

Redação
14/02/2011 13:56
Visualizações: 388
A Suzlon, terceira maior fabricante de geradores eólicos do mundo e líder do mercado brasileiro com 42% da potência instalada no país, está trazendo para o Brasil a nova série de turbinas S9X com três novas opções de torres, nas alturas de 80, 90 e 100m.  Para os ventos de intensidade mais baixa (classe III), a empresa disponibilizará o modelo S97 de 2,1MW e diâmetro de rotor de 97 m. Para os ventos de média intensidade (classe II), a Suzlon traz o modelo S95 – também de 2,1MW – com rotor de 95m.

 

De forma a aproveitar ao máximo as características de relevo e topografia das localidades escolhidas para implantação dos parques eólicos, a empresa está trazendo três novas opções de torres especialmente desenhadas para as novas turbinas, nas alturas de 80, 90 e 100m. A nova família de torres e turbinas foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos usando os centros de pesquisa e desenvolvimento da empresa na Alemanha, Índia e Dinamarca.

 

Segundo o engenheiro Arthur Lavieri, diretor-presidente da Suzlon do Brazil, a empresa passa a oferecer seis combinações de torre e gerador já para este próximo leilão de energia de 2011 e com isso permitirá que o aproveitamento do vento seja ainda melhor. “O Brasil foi escolhido, em conjunto com os mercados da Austrália, Estados Unidos e Índia – como foco para aplicação das novas máquinas. Estamos operando hoje quase 400 MW no Brasil e a disponibilidade de nossa frota fechou o ano de 2010 acima de 98%, dando muito conforto para que continuemos a estender nossa oferta aos clientes interessados em maximizar a geração de energia de seus projetos no próximo leilão”, comenta Lavieri.

 

Em simulações feitas com clientes e empresas de consultoria nesta fase pré-leilão, a empresa declara que a aplicação da família S9X com torres de 90 e 100m de altura chega a trazer um incremento de 19% sobre a geração calculada com a geração anterior.

 

A empresa também anunciou que todas as novas turbinas estarão conectadas à central de controle e monitoramento da Suzlon no Brasil, onde técnicos monitoram toda a frota 24 horas por dia e coordenam o trabalho de quase 100 técnicos-especialistas que operam os 11 parques da empresa no país.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19