acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia Eólica

Suzlon fecha contrato de R$ 38 milhões com ABB

10/03/2011 | 14h46
A Suzlon Energia Eólica do Brasil, líder no mercado brasileiro com 42% da capacidade eólica instalada nacional, e a ABB, grupo líder em tecnologia de energia e automação, fecharam contrato de R$ 38 milhões para o fornecimento de 106 subestações para atender parques eólicos a ser implantados pela Suzlon no Brasil.

 

O contrato do tipo turn-key inclui duas subestações principais de 230 kV (kilovolt), com capacidades de 150 MVA (mega volt ampère) e 60 MVA, e 104 subestações unitárias de 36 kV, com capacidade de 2,5 MVA. As 104 subestações unitárias, instaladas uma em cada turbina, serão fornecidas completamente automatizadas pela ABB, permitindo, a exemplo dos aerogeradores, que sejam monitoradas e comandadas a partir do Centro de Monitoramento 24h da Suzlon, em Fortaleza.
 
 
O monitoramento digital oferece acompanhamento e operação em tempo real dos parques, contribuindo para o aumento dos índices de disponibilidade. Hoje a Suzlon apresenta média de disponibilidade acima de 98% em seus parques eólicos operados no Brasil.

 

Outro ponto inovador será a utilização de Subestações Compactas tipo CSS Wind ABB, concebidas com tecnologia dedicada para atendimento do alto requisito de disponibilidade de energia e de proteção ao agressivo ambiente de instalação. As CSS trazem consigo a instalação de transformadores compactos de baixa perda, que aumentam em quase 1% o rendimento energético do parque eólico, relés de proteção nativos em IEC 61850, que podem se comunicar com a subestação principal, concreto especial para a aplicação litorânea, painéis 34,5Kv isolados a gás SF6 e resistentes a arco interno que aumentam a segurança de operação e atendimento da NR10.

 

O contrato com a ABB irá atender o projeto fechado pela Suzlon com a Martifer Renováveis Geração de Energia e Participações S.A, para implantação, operação e manutenção de 218 MW no Ceará e no Rio Grande do Norte.

 

Arthur Lavieri, CEO da Suzlon Brasil, mostra-se otimista com a parceria: “Ao mesmo tempo em que é líder de mercado mundial, a ABB possui ampla experiência no mercado de energia eólica aqui no Brasil. As subestações desempenham um papel determinante na performance e bom funcionamento de um parque eólico e a parceria com uma empresa do porte da ABB dá à Suzlon e aos nossos clientes a segurança de que precisamos em nossos projetos”. 

 

Manfred Hattenberger, gerente-geral de Geração Eólica  da ABB, comenta sobre o projeto: “O fornecimento objeto deste contrato assinado com a Suzlon, além de atender os requisitos de qualidade e desempenho técnico exigidos pelo cliente, demonstra que o trabalho em conjunto entre  Cliente e Fornecedor se traduz em benefício para todas as partes envolvidas. Ao cliente que tem a garantia de estar adquirindo produtos e sistemas que são o “estado da arte” e por conseqüência inseridos em sua política de qualidade e excelência operacional. E ao fornecedor que pôde discutir, propor e fazer parte da solução desejada pelo cliente.”


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar