Internacional

Staatsolie planeja lançar uma nova rodada de E&P em 2008

BNamericas
18/05/2007 03:00
Visualizações: 141

A petroleira estatal do Suriname - Staatsolie - planeja lançar em março de 2008 uma nova rodada de exploração e produção (E&P) para blocos costeiros, disse à BNamericas um funcionário da divisão de E&P da empresa.

A informação está sendo reporcessada para gerar pacotes de dados que se publicariam em janeiro, informou o funcionário.
 
A Staatsolie pretende apresentar os blocos no final de 2008 ou inívio de 2009, destacou. Não foram entregues detalhes adicionais sobre a rodada devido a reprocessamento de dados.


Rodada 2006 - A Staatsolie e a empresa norte-americada Murphy Oil estão finalizando as conversações para a assinatura de um contrato de produção compartilhada (PSC é a sigla em inglês) para o bloco offshore 37, disse o funcionário. A assinatura se cocretizarã "muito brevemente".

A empresa estatal ofereceu os blocos 15, 36 e 37 em sua rodada internacional de licitações de 2006, que também atraiu a companhia australiana Hardman Oil e a chinesa Sino Petro New Energy Industrial Group. Hardman e Sino já não estão em disputa pelos blocos desta rodada.

Blocos Coronie e Uitkijk 

A perfuração exploratória do bloco continental Uitkijk começará em 2 de julho, enquanto a do bloco continental Coronie ocorrerá no final do ano, informou o funcionário.

Sete poços serão perfurados inicialmente em Uitkijk, enquanto as permissões ambientais e de direto de transporte para Coronie estão em tramitação, disse.

Em fevereiro, Staatsolie assinou um PSC para o blocos continenais com sua filial Paradise Oil em uma empresa de risco compartilhado com a Hardman, filial da independente Tullow Oil. A assinatura do PSC se concretizou após dois anos e meio de trabalho, antes da rodada de 2006.

A duração dos contratos se estabeleceu em 25 anos, tempo que começará a contar desde o termino do ano em que se aprove do plano de desenvolvimento para o primeiro campo comercial em cada bloco.

Produção

A produção de petroleo da Staatsolie no final de 2006 somou 4,8 milhões de barris provenientes dos campos petrolíferos Tambaredjo e Calcutta. A produção diária médio do ano passado chegou a 13 mil barris ante os cerca de 12 mil de 2005.

No ano passado furam perfurados um total de 139 poços de desenvolvimento, dos quais 98 se converteram em poços de produção e 41 foram fechados e abandonados. No final de 2006, 975 poços estavam em produção.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13