Gás

Sonangol cancela projeto no Irã

Agência Estado
24/02/2012 15:38
Visualizações: 109
O grupo angolano Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) está cancelando um projeto de gás natural calculado em US$ 7,5 bilhões no Irã, afirmou Mateus de Brito, executivo da gigante estatal africana, hoje (24). Trata-se do mais dramático exemplo até o momento do impacto das sanções iranianas na África.

Falando em entrevista coletiva em Luanda, o executivo da Sonangol afirmou: "a Sonangol está fora do Irã". Segundo Brito, esse recuo ocorreu por causa das sanções internacionais. "Nossas operações no Irã estão insustentáveis, especialmente por causa das sanções, e a Sonangol decidiu sair e informou ao governo iraniano sobre sua decisão", afirmou ele. O executivo acrescentou que "há apenas alguns procedimentos faltando" antes da conclusão dessa saída.

Em 2009, a Sonangol havia obtido uma fatia de 20% em um projeto que era parte do gigante campo de gás de South Pars, após companhias europeias deixarem o Irã por causa de sanções anteriores. No mês passado, o Departamento de Estado dos EUA informou que havia contatado Angola sobre as sanções no Irã, sem dar detalhes.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19