Educação Energética

Software E3 da Elipse automatiza laboratório da UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Eletrobrás, inaugurou na última segunda-feira (17), o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (Lenhs), em Porto Alegre. Localizado no Pavilhão Marítimo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFR

Redação
20/05/2010 17:43
Visualizações: 70

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Eletrobrás, inaugurou na última segunda-feira (17), o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (Lenhs), em Porto Alegre. Localizado no Pavilhão Marítimo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH/UFRGS), o espaço é voltado ao ensino, pesquisa e extensão. Com isso, busca atender diversos alunos de engenharia, além das empresas de saneamento como a Corsan, o Dmae e a Comusa, por exemplo.

Buscando monitorar os setores de abastecimento de água, equipamentos de medição, motobombas, válvulas e toda a parte instrumental do laboratório, o IPH decidiu adotar o E3, solução de supervisão e controle da Elipse Software. Para isto, o software coleta e exibe as informações em telas de fácil compreensão sob a forma de gráficos e históricos. 

“O laboratório tem um grande caráter educativo, onde boa parte da teoria passada nas salas de aula pode ser colocada em prática, dando um embasamento mais sólido ao aluno e também ao público externo que queira participar dos cursos promovidos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade”, explicou o doutorando do IPH/UFRGS e integrante da equipe do Lenhs, Eduardo Pedro Eidt.

O E3 permite monitorar a chamada “malha de consumo”. Uma área composta por válvulas solenoides que se abrem ou fecham de acordo com a zona que o operador deseja abastecer em um bairro ou cidade, por exemplo. O objetivo é simular as melhores práticas de abastecimento de água para atender a região selecionada.

“A ideia é gastar a menor energia possível para atender a demanda escolhida”, explicou Jeferson de Jesus, técnico de automação industrial da Unidigital, empresa responsável pela aplicação do software.

Outra região do laboratório também controlada pelo software da Elipse é a linha de aferição de vazão. Uma zona composta por diferentes aparelhos de medição dos tipos turbina, eletromagnético, pitometria, calha-Parshall, entre outros, todos eles dispostos em uma linha. Desse modo, permitem ao usuário verificar quais dos instrumentos analisados melhor se comporta mediante uma determinada vazão e situação.

"Desenvolver o software supervisório do laboratório foi uma experiência muito positiva. A solução torna a tarefa de desenvolvimento bastante amigável, em função dos imensos recursos que disponibiliza ao usuário. O apoio técnico da Elipse também é merecedor de elogios, visto estar sempre à disposição do integrador", afirmou o técnico de automação industrial da Unidigital, Delcio Damin.

O acompanhamento do processo de abastecimento nos reservatórios superior e inferior, permitindo monitorar a quantidade de água armazenada, bem como a situação das válvulas, é outro recurso que pode ser controlado pelo E3.

“A facilidade de integração aliada aos elementos gráficos disponibilizados pelo software permitem a qualquer usuário visualizar e compreender o funcionamento do laboratório”, afirmou Eidt.

A inauguração do Lenhs contou com as presenças do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto; do chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética e do Assistente da Diretoria de Tecnologia da Eletrobras, Fernando Pinto Dias Perrone e Djamil Barbosa; do Diretor do IPH, André Luis Lopes da Silveira; além de toda a equipe do Lenhs coordenada pelo Prof. Engº Marcelo Giulian Marques. 

“O laboratório deve se constituir como uma referência não apenas à cidade de Porto Alegre, mas também ao Estado do Rio Grande do Sul, servindo de suporte para as indústrias e empresas de saneamento da região”, afirmou o chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Pinto Dias Perrone.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20