COP 21

Sistemas de águas mais resistentes às mudanças climáticas

Agência Brasil
04/12/2015 18:08
Sistemas de águas mais resistentes às mudanças climáticas Imagem: Freepik Visualizações: 78

A Agenda de Ação Lima-Paris (LPAA, na sigla em inglês) – uma espécie de fórum de engajamento na convenção do clima das Nações Unidas – anunciou a criação do Pacto de Paris sobre Água e Adaptação às Mudanças Climáticas, uma coalizão internacional de nações, organizações de bacias hidrográficas, empresas e sociedade civil para tornar os sistemas de água mais resistente aos impactos das mudanças do clima.

O anúncio foi feito ontem (2) durante evento da 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris, que também tratou de outras parcerias e coligações para tornar mais resilientes às alterações climáticas bacias hidrográficas, lagos, aquíferos e deltas e reduzir a interferência humana em oceanos.

Quase 290 organizações de bacias hidrográficas fazem parte do Pacto de Paris, que engloba compromissos individuais para implementar planos de adaptação, fortalecendo o monitoramento de água e sistemas de medição em bacias hidrográficas e promovendo a sustentabilidade financeira e novos investimentos em gestão de sistemas de água.

Os investimentos neste projetos representam mais de US$ 20 milhões em assistência técnica e, potencialmente, mais de US$ 1 bilhão em financiamento.

Segundo a LPAA, as mudanças climáticas e o uso insustentável da água, estão causando impactos generalizados sobre sociedades e economias e gerando secas, inundações e aquecimento que afetam todos os sistemas de água. “Sem uma melhor gestão dos recursos hídricos, o progresso rumo às metas de redução da pobreza, a conquista das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões econômicas, sociais e ambientais, será posta prejudicada”.

 

Entre os projetos estão:

- No Peru, Equador, Brasil e na Colômbia, o programa EcoCuencas, um compromisso de três anos a um mecanismo financeiro de adaptação às alterações climáticas em bacias hidrográficas, apoiado pela Comissão Europeia.

- Um compromisso financeiro para que a Índia melhore sua gestão de águas subterrâneas.

- O lançamento de um plano de investimento de dez anos para fortalecer a resiliência às mudanças climáticas na Bacia do Níger, que envolve nove países africanos, com o apoio financeiro do Banco Mundial, da União Econômica e Monetária do Oeste Africano, do banco alemão de Desenvolvimento - KfW, do Fundo Global para o Meio Ambiente e dos próprios países.

- Na Jordânia, Espanha, Tunísia, no Líbano, Marrocos e em Mônaco, um compromisso de sete anos no âmbito da Plataforma de Água do Mediterrâneo para avaliar o estado e as tendências dos recursos hídricos, com o apoio da Comissão Europeia.

- No Marrocos, um projeto para aumentar a resiliência do setor agrícola através da melhoria na prática da irrigação, com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e do Reino de Marrocos.

- No México, a colaboração de quatro anos para melhorar a gestão dos recursos hídricos e serviços de água no Vale do México.

- Na China, um compromisso de 3 anos para melhorar a gestão da bacia do Rio Hai, apoiado pela França.

- Na Bacia do Congo, na África central, o lançamento de um programa de monitoramento hidrológico e meteorológico beneficiando mais de 160 milhões de cidadãos, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19