São Paulo

Simpósio Brasil/Japão reúne especialistas em mineração e siderurgia

De 8 a 10 de setembro, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) sedia dois eventos internacionais: o 7º Simpósio Brasil/Japão e o 1º Seminário Internacional de Auto-redução. Organizados pela Escola Politécnica da USP e PUC/RJ, eles abordarão temas relacionados

Assessoria ABM
01/09/2008 12:46
Visualizações: 223

De 8 a 10 de setembro, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM sedia dois eventos internacionais: o 7º Simpósio Brasil/Japão e o 1º Seminário Internacional de Auto-redução. Os eventos, organizados pela Escola Politécnica da USP e PUC/RJ, abordarão temas relacionados aos processos de redução de minérios (etapa anterior à fabricação do aço líquido), com enfoque sobre novas fontes de energia e rotas tecnológicas que preservam o meio ambiente.

 

Os eventos contarão com a presença de profissionais das principais siderúrgicas e mineradoras nacionais, bem como professores e pesquisadores de universidades brasileiras e japonesas. “No Japão, a cooperação universidade-empresa é intensa, pois as universidades participam ativamente dos grandes projetos daquele país. Isso significa que, ao longo dessa jornada, teremos a oportunidade de conhecer em detalhes essa dinâmica”, diz o professor José Carlos D’Abreu, da PUC-Rio.

 

O seminário de auto-redução enfocará novas tecnologias que utilizam óxidos metálicos no processo siderúrgico, considerado ambientalmente correto por reutilizar resíduos industriais. Um exemplo no Brasil desta tecnologia é o Tecnored que está sendo implementada na usina da Aços Villares, em Pindamonhangaba (SP).

 

Os eventos contarão com a apresentação de palestras, trabalhos técnicos sobre processos de redução de minérios, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, além de visitas técnicas à planta da Cosipa / Usiminas, em Cubatão (SP); USP - Universidade de São Paulo (SP); Hidroelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR) e ao IPT (SP). Participam da organização, representantes das seguintes instituições japonesas: Universidade de Hokkaido, Universidade de Tohoku, Universidade de Kyushu, Universidade de Nagoya, Universidade de Osaka e Instituto de Tecnologia de Tóquio. No Brasil, além da USP e PUC/RJ, participam IPT, UFF, UFRGS e UFOP.

 

Os eventos contam com o patrocínio da Vale e apoio da ABM, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência e ISIJ (Instituto do Ferro e Aço do Japão). A sede da ABM está localizada à Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo. Mais informações e inscrições no site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/japan-brazil/2008/
 

 

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
Maria Izilda Ferreira Bueno (Mtb 12.995)
Fatma Menezello Thorlay Gomes (Mtb 10.738)
Wellington Costa (Mtb 31697)
Adriana Apanavicius
Fone: (11) 5534-4333 ramais 125 / 150 / 137 / 158

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20