Biocombustíveis

Simpósio aborda produção do etanol

Folha de Pernambuco
11/09/2008 08:29
Visualizações: 117

O I Simpósio Nordestino de Biocombustíveis seguiu, nesta quarta-feira (10), abordando o tema “Esforços em Ciência e Tecnologia visando a Produção do Etanol”, com o objetivo de reciclar técnicos e estudantes de Agronomia, na área da cana-de-açúcar, mostrando essa cultura como alternativa para a produção de biodiesel no Nordeste. Segundo o coordenador do evento, professor Gerson Quirino, há uma grande carência de treinamento de pessoas para trabalhar com irrigação, vinhaça, entre outras tecnologias utilizadas na produção do biocombustível, principalmente no campo.

 

Ainda de acordo com o professor, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem uma proposta, aprovada este ano pelo Ministério da Educação, para implantar o curso Técnico Agropecuário Canavieiro, que ainda não tem previsão para iniciar. “Em 1979, a universidade oferecia o curso de Engenharia Agronômica Canavieira, mas quando o álcool caiu no esquecimento o curso foi extinto. Atualmente, os empresários estão nos cobrando no sentido de capacitar essas pessoas para atender a demanda da produção”, afirmou Quirino.

 

Ontem, a partir das 19h, o professor da UFRPE Josué Félix ministrou a palestra sobre a “Produção do Etanol e suas Perspectivas”. O segundo painel, presidido pela professora Ana Maria Solto, discutiu a “Produção de álcool a partir de Celulose de bagaço de Cana”. E, por último, os pesquisadores Djalma Eusébio e Geraldo Veríssimo, falaram sobre o “Programa de Desenvolvimento Genético de Cana-de-Açúcar para a Região”. Hoje, último dia do Simpósio, haverá o painel sobre “Produção e Situação Atual das Oleaginosas para a Produção do Biodiesel” e uma mesa redonda com o tema “Visão Institucional sobre o setor de Biocombustíveis para o Nordeste”.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20