Formação

Siemens investe na educação profissional de jovens brasileiros

Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes deste projeto devem trazer benefícios à sociedade.

Redação / Assessoria
07/07/2015 19:25
Visualizações: 210

A Siemens promove ações que visam o desenvolvimento de estudantes em todos os níveis do ensino médio à pós-graduação a fim de torná-los ainda mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Uma dessas iniciativas é o Prêmio de Inovação Siemens 2015, voltado aos alunos de universidades certificadas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) no Brasil, com o objetivo de estimular os jovens a pensar em como a digitalização pode transformar o futuro do país. “As ideias originadas por meio deste projeto devem trazer benefícios à sociedade, pois hoje a tecnologia digital está cada vez mais presente em nossas vidas, seja em celulares, turbinas a gás, equipamentos médicos ou sistemas complexos na indústria”, explica Ronald Dauscha, diretor de inovação da Siemens Brasil. “Para nós, digitalização significa o encontro do mundo real com o virtual – e tendências tecnológicas como Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data e Smart Data estão guiando essa transição”, finaliza.

O projeto pode ser apresentado individualmente ou em grupo de até três integrantes, e os candidatos podem escolher uma ou mais dessas categorias: Futuro da Indústria, Infraestrutura Inteligente, Energia Sustentável e Cuidados com a Saúde. Os prêmios para os vencedores são: viagem à Europa, incluindo visita a uma fábrica inteligente (primeiro lugar), ingresso especial para três dias do GP de Fórmula 1, com visita aos boxes (segundo lugar), e um IPhone 6 (terceiro lugar).

As inscrições para o concurso já estão abertas e vão até o dia 31 de julho. Os interessados devem acessar o site www.siemens.com.br/premiodeinovacao. Os finalistas serão conhecidos no dia 31 de agosto e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 8 de setembro.

Aposta na formação de jovens profissionais

A Siemens também marca presença como patrocinadora na WorldSkills 2015 – maior competição de educação profissional do mundo, na qual são propostos desafios das mais diversas profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. “Ao participar dessa iniciativa, queremos contribuir para elevar a qualidade da formação profissional dos estudantes de vários países, de forma sustentável e, assim, proporciona maior eficiência e competitividade para a indústria nacional”, Alberto Naffah, Gerente de Produto do Programa SCE no Brasil. “Um evento deste porte é importante não só para a Siemens, mas para todo o país, pois por meio dele, o mundo todo pode ter uma visão ampliada do grande potencial dos nossos jovens e futuros profissionais.”

Das tecnologias apresentadas pela Siemens no evento, destacam-se inovações com as seguintes famílias de produto:

    Controladores SIMATIC S7-1500F – controladores compactos, avançados e de alto desempenho, com segurança integrada.
    TIA Portal – Totally Integrated Automation Portal: a mais completa e inovadora ferramenta de engenharia com interface Intuitiva e Eficiente.
    LOGO! 8 – Alto desempenho com usabilidade simplificada, comunicação via Ethernet e Web Server integrado.
    Protocolo de comunicação PROFINET – protocolo aberto baseado no padrão Ethernet Industrial com a maior taxa de crescimento.

Durante a competição, os participantes trocam experiências de seus ofícios. Eles representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. Esta é a primeira vez que a WorldSkills Competition é realizada na América Latina. A expectativa dos organizadores em relação à 43ª edição é superar o número de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013, que contou com mais de 1.000 participantes de 53 países.

Desde o início da sua história a Siemens busca beneficiar a sociedade através do uso de sua tecnologia. Há mais de 165 anos, na Alemanha, o fundador da empresa já tinha consciência de que nenhuma ação que comprometesse o futuro poderia ser considerada na condução dos negócios. Essa busca de equilíbrio entre os interesses econômicos, sociais e ambientais continua permeando a atuação da empresa. Por esse motivo, a companhia investe em ações que visam o desenvolvimento de estudantes, a fim de torná-los ainda mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19