Combustível

Shell quer recuperar espaço no país

Valor Econômico
04/05/2005 03:00
Visualizações: 173

Passados os rumores sobre uma possível saída do Brasil, a multinacional petrolífera Shell quer aumentar sua atuação nas áreas de gás e distribuição de combustíveis (downstream). Isso é o que garante Vasco Dias, novo presidente da Shell Brasil, que assumiu o posto no lugar de Aldo Castelli em fevereiro. Dias acha que, se a Shell tiver sorte nos trabalhos exploratórios, o Brasil pode se tornar um dos países mais importantes para o grupo na área de gás, ao lado da Rússia e desbancando os Estados Unidos.
Animado com as perspectivas do segmento de gás no país, Dias afirma que a Shell - segunda maior companhia de petróleo privada do mundo e que lucrou US$ 17,59 bilhões em 2004 - continua com esperança de se associar à Petrobras na exploração de gás na bacia de Santos, mesmo depois que o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, ter reafirmado na semana passada que a Repsol tem prioridade na análise do projeto de desenvolvimento do campo de Mexilhão (no bloco BS-400).
Dias sabe disso e acrescenta que o prazo de exclusividade com a Repsol acaba em junho, afirmando ainda que a Shell também tem interesse em uma associação para exploração do BS-500, onde foram descobertos petróleo leve e gás.
Somente no downstream a Shell Brasil vai investir US$ 200 milhões no país em 2005 e apesar de ter 12,5% do mercado nacional de combustíveis, com cerca de 2.500 postos, Dias quer recuperar fatia de mercado que foi perdida para a BR e a Ipiranga nos últimos anos. O executivo enfatiza que a companhia considera estratégicos seus investimentos em três países da América do Sul: Brasil, maior mercado da região, Chile e Argentina, apesar das hostilidades do presidente Nestor Kirchner, que chegou a incitar a população a boicotar os produtos da Shell naquele país.
"A Shell está na Argentina há 80 anos e não faria nenhuma diferença no balanço da empresa a venda de seus ativos. Isso sem contar que custaria muito caro entrar de novo no país", disse Dias.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20