Parceria

Shell e Saipem fecham acordo para industrialização e comercialização do Flatfish (veículo autônomo submarino)

Redação/Assessoria
23/02/2018 15:48
Shell e Saipem fecham acordo para industrialização e comercialização do Flatfish (veículo autônomo submarino) Imagem: Divulgação Visualizações: 647

Finalista do último Prêmio de Inovação Tecnológica da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Flatfish, projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Shell, será usado em escala comercial. Nesta sexta-feira (23), a companhia assinou um acordo com a Saipem para industrialização e comercialização do veículo autônomo submarino, que vem sendo desenvolvido desde 2014. A expectativa é que o Flatfish esteja disponível no mercado em 2020.

“A assinatura deste acordo é um marco para o Flatfish. O grande desafio em Pesquisa & Desenvolvimento é transformar a invenção em inovação, ou seja, levar a campo resultados de alto impacto e promover benefícios para a sociedade. Estamos dando esse salto e, tenho certeza, que muitos outros virão pela frente”, comemora o vice-Presidente de Tecnologias em Águas Profundas e Poços da Shell, Tom Moroney.

O Flatfish é um veículo autônomo submarino (AUV, na sigla em inglês) que fica residente em uma garagem submarina para inspeções de estruturas e equipamentos submarinos, que foi projetado para reduzir os custos destas verificações em até 50%, permitindo uma frequência maior das inspeções sem necessitar de um barco de apoio e assim aumentando a segurança ambiental e do trabalho. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi uma parceria da Shell com o SENAI-Cimatec, DFKI e GTR, com co-financiamento da EMBRAPII, utilizando também recursos da cláusula de P&D da ANP e foi desenvolvido em Salvador, na Bahia.

“A Saipem está muito orgulhosa e entusiasmada por contribuir para o desenvolvimento do Flatfish, que integrará a sua nova geração de veículos robotizados e residentes no fundo do mar, especializados em fornecer serviços mais eficientes e contínuos para os Operadores, ao longo da vida do campo”, afirma o Diretor da Divisão de Engenharia e Construção Offshore da Saipem, Stefano Porcari.

Um dos maiores desafios dos pesquisadores do Flatfish foi desenvolver um veículo que ao mesmo tempo pudesse residir no fundo do mar, navegasse de forma autônoma - sem ajuda de operadores - e que fosse altamente confiável. O veículo atuará em um ambiente totalmente dinâmico e variável, com inteligência para avaliar a melhor maneira de solucionar todos os tipos de problema durante cada missão.

A Saipem é uma das líderes mundiais em serviços de perfuração, bem como na engenharia, aquisição, construção e instalação de dutos e projetos complexos, onshore e offshore, no mercado de petróleo e gás. A empresa possui competências distintas em operações em ambientes hostis, áreas remotas e águas profundas. A Saipem fornece uma gama completa de serviços com contratos "EPC" e "EPCI" (com base “turn key”) e tem capacidades diferenciadas e recursos únicos com um alto conteúdo tecnológico.

 

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19