ANP

Sexta Rodada atrai 27 interessados

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou ontem que 27 empresas já demonstraram interesse em participar da Sexta Rodada, das quais 23 pagaram suas inscrições. O leilão está marcado para os dias 17 e 18 de agosto.

Valor Econômico
01/06/2004 03:00
Visualizações: 185

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou ontem que 27 empresas já demonstraram interesse em participar da Sexta Rodada, das quais 23 pagaram suas inscrições. O leilão está marcado para os dias 17 e 18 de agosto. A expectativa do diretor-geral da agência, Sebastião do Rego Barros, e do superintendente de licitações, Milton Franke, é de que cerca de 30 empresas devem se habilitar até o vencimento do prazo, 45 dias antes do leilão.
O diretor-geral da ANP disse que o aumento no preço do petróleo e o aumento de consumo mundial são fatores que podem estimular a disputa. "É lícito pensar que teremos uma rodada bem sucedida", disse Rego Barros.
Na avaliação da ANP, os blocos mais disputados devem ser aqueles devolvidos em parte pela Petrobras, adquiridos pela estatal na chamada Rodada Zero e que foram apelidados de "blocos azuis".
Por terem sido selecionados pela estatal antes da abertura do setor, e serem vizinhos de blocos onde a estatal anunciou descobertas recentes, como o BS-400 na bacia de Santos, é grande a expectativa de ágios elevados nesse leilão. É o caso de alguns blocos que estão situados próximos ao BS-500, na Bacia de Santos, onde a Petrobras descobriu petróleo leve.
No total serão oferecidos 913 blocos em 12 bacias sedimentares. A pedido do Ibama, a ANP retirou 61 blocos em águas ambientalmente sensíveis, e a próprio agência decidiu retirar outro, na bacia Potiguar (BA). Entre os blocos oferecidos, 60% estão em novas fronteiras e 32% estão em bacias maduras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19