acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
publicidade
Tecnologia

Setor de óleo e gás se beneficiará da integração Universidade - Indústria da Firjan

07/12/2004 | 00h00

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lançou nesta segunda-feira (06/12), o projeto Integração Universidade-Indústria que torna disponível para o setor industrial as pesquisas tecnológicas desenvolvidas por seis centros de excelência acadêmica. São mais de 200 linhas de pesquisa, reunidas num cd-rom, com soluções encontradas pela academia para atender às demandas reais da atividade industrial.
Os setores de petróleo e gás e energia poderão se beneficiar das linhas de pesquisa acadêmicas, que incluem estudos sobre controle ambiental no tratamento de água e efluentes, preservação nas áreas de energia, utilização de membramas para a recuperação de produtos de reuso de água em processos industriais, além de temas de gestão ambiental e inserção regional e qualidade do ar.
A utilização das membranas é uma tecnologia de ponta que vem sendo estudada no Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, em parceria com a Petrobras, Oxiteno, Monsando, Universidade do Norte Fluminense (UENF) e Universidade de Erechim -RS- (Unicer).
São pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), PUC-Rio e Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio
Vargas (FGV). Além da aplicabilidade no setor de petróleo e gás natural, as membranas podem ser utilizadas nos setores de produtos químicos, têxteis, alimentícios, papel e celulose, alimentícios, etc.
O cd-rom com as linhas de pesquisa acadêmica é fornecido gratuitamente às empresas interessadas e pode ser obtido na diretoria de Meio Ambiente da Firjan. Para localizar as pesquisas, há uma ferramenta de busca por autor, por palavras-chave e por assunto. Também estão relatados no cd-rom casos de parcerias bem-sucedidas entre indústrias e cada um dos seis centros de pesquisa da Universidade. Há, ainda, informações sobre instituições internacionais e locais de financiamento à pesquisa.
"As linhas de pesquisa das universidades e instituições de ensino muitas vezes são desconhecidas pelo setor industrial. Não são poucos os exemplos de empresas que encontram soluções simples para seus maiores problemas em estudos desenvolvidos em centros de pesquisa", destacou Ivan Mello e Silva, analista da diretoria de Meio Ambiente da Firjan. 
"A seleção das linhas de pesquisa constantes do projeto está diretamente relacionada com o controle ambiental", ressaltou Luis Augusto Azevedo, gerente da diretoria de Meio
Ambiente da Firjan.



Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar