Sergipe Oil & Gas 2024

Sergipe Oil & Gas destaca desafios e oportunidades no estado

Infraestruturas, projetos, implementação de novas tecnologias e estratégias para superar os desafios foram ressaltados

Redação TN Petróleo/Assessoria Ascom/Sedetec
26/07/2024 18:00
Sergipe Oil & Gas destaca desafios e oportunidades no estado Imagem: Ascom/Sedetec Visualizações: 1956 (0) (0) (0) (0)

Em continuidade ao Sergipe Oil & Gas 2024 (SOG), a programação desta quinta-feira, 25, destacou os desafios e oportunidades que moldam o setor. Especialistas da área abordaram temas cruciais, como a complexidade no fornecimento de bens e serviços, as melhorias necessárias no transporte e distribuição de gás, os mecanismos de flexibilidade de gás e o impacto potencial da reforma tributária.

As discussões enriqueceram o entendimento sobre o desenvolvimento do consumo de gás em Sergipe, apontando caminhos para um futuro mais sustentável e eficiente. Ofereceram também uma programação rica e diversificada para fomentar debates importantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor em Sergipe e no Brasil.

Desafios no Fornecimento de Bens e Serviços

Um dos principais desafios no setor de O&G é a cadeia de fornecimento de bens e serviços. A complexidade logística e a necessidade de equipamentos especializados exigem uma coordenação eficiente e inovadora. Durante o evento, foram discutidas soluções para aprimorar a logística, reduzir custos e aumentar a eficiência na entrega de equipamentos e serviços, com ênfase na tecnologia e na integração de processos.

“Trabalhamos em diversos segmentos e atuamos de forma muito customizada para que o cliente consiga ver como o projeto de fato pode ser executado”, disse a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Andrade Gutierrez Engenharia, Júlia Maya.

“Investimos em transformação digital, com sinergia e tecnologia, potencializando performance com agilidade e eficácia nesses 30 anos da empresa”, informou o gerente de Negócios da Qualidados, Christiano Blumetti.

Transporte, distribuição e mecanismos de flexibilidade de gás

O transporte e a distribuição de gás natural e a flexibilidade na oferta e demanda são temas de crescente importância, especialmente com a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, e são essenciais para garantir a segurança energética e o desenvolvimento econômico de Sergipe. Foram apresentadas inovações e políticas que permitam uma maior flexibilidade no uso do gás, contribuindo para uma matriz energética mais diversificada e resiliente.

“A rede de transportes tem um desafio enorme para ser realizado, comparado à Europa, Estados Unidos e Argentina. O investimento que a TAG fez com relação à rede de transporte tem sido uma inflexão nesse processo todo, e vimos que esse investimento em Sergipe faz parte do destravamento da rede”, pontuou o diretor da Associação dos Consumidores de Gás Natural do Estado de Sergipe (Ascongás), Celso Hiroshi Hayasi.

“O gás natural contribui com a agenda de redução de emissões e é uma alternativa no abastecimento da região Nordeste. Isso fortalece a posição do estado como um supridor de gás natural, favorecendo o desenvolvimento da economia”, enfatizou o gerente de projetos industriais da TAG, Marcos Moura, que explicou sobre os benefícios da Conexão do Terminal de GNL de Sergipe.

Desenvolvimento do consumo de gás em Sergipe

Sergipe tem um potencial significativo para aumentar o consumo de gás natural, impulsionando setores como a indústria, o comércio e os serviços. Nesse sentido, foram discutidas durante o SOG as iniciativas e projetos desenvolvidos para expandir o uso do gás no estado, incluindo incentivos para novas indústrias e a ampliação da rede de distribuição para áreas ainda não atendidas.

“A Agrese promoveu ações para o desenvolvimento reduzindo o limite mínimo para a migração ao mercado livre. Também facilitou o credenciamento como comercializador, removeu a duplicidade de penalidades por falha de programação, além de outros pontos para impactar o mercado”, destacou o diretor da Câmara de Gás Canalizado da Agrese, Douglas Santos.

“É preciso que haja modicidade tarifária e modernização da regulação em relação àquilo que é desenvolvido pela distribuidora. Sergipe demonstra grande intenção em de fato proporcionar essas condições que tangem à distribuição ao consumidor sergipano. Para isso, tem uma Agência Reguladora que é plenamente capaz de desenvolver esse trabalho da regulação com independência e com capacidade técnica”, pontuou Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais da Aspacer.

Impacto da Reforma Tributária no setor de O&G

A reforma tributária é um tema central que pode redefinir as dinâmicas do setor de O&G no Brasil. O sócio da Machado e Meyer Advogados, Diogo Martins Teixeira, discutiu sobre as mudanças previstas na legislação tributária e seus impactos sobre a competitividade, os investimentos e a operação das empresas de O&G.  

“A reforma tributária no setor do gás natural é um tema complexo. Temos alguns tributos federais que são contribuições sociais que incidem nas operações internas da importação. O ICMS, por sua vez, é um tributo de competência estadual”, esclareceu o sócio da Machado e Meyer Advogados, Diogo Martins.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Estudo
IBP apoia o lançamento de estudo da consultoria Catavent...
02/04/25
ANP
Primeira edição do NAVE: resultado preliminar será divul...
02/04/25
Oportunidade
MODEC anuncia programa de estágio
02/04/25
ANP
A produção total de fevereiro foi de 4,487 milhões boe/d
02/04/25
E&P
Investimentos em exploração podem chegar a US$ 2,3 bilhõ...
02/04/25
Internacional
Sebrae Rio: inscrições para Missão Técnica para OTC em H...
02/04/25
Pessoas
Luis Fernando Paroli assume a presidência da PPSA
02/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 dá início ao maior evento capixab...
01/04/25
Drilling
Constellation anuncia contrato de US$ 170 milhões com a ...
01/04/25
Leilão
PPSA vai comercializar 75,5 milhões de barris de petróle...
01/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de janeiro para contratos ...
01/04/25
Petrobras
Preços de diesel para distribuidoras têm aumento
01/04/25
Meio Ambiente
Petrobras e BNDES firmam parceria para reflorestar a Ama...
01/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
SOWITEC tem presença destacada no iBEM 2025
31/03/25
Margem Equatorial
Petrobras contribui para ampliação da plataforma contine...
30/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
29/03/25
Mulheres na indústria
Repsol Sinopec Brasil lança Prêmio Ciência Delas
28/03/25
Conteúdo Local
ANP divulga informações sobre o conteúdo local definido ...
28/03/25
Refino
Acelen lança programa para fortalecer cadeia produtiva
28/03/25
Evento
Finanças solidárias na Bahia: workshop promovido pela SD...
28/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.