acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Evento

Seminário técnico da GasBrasiliano apresentou soluções para melhorar a eficiência energética

06/05/2016 | 15h37

A GasBrasiliano realizou nos dias 03 e 04 de maio, em Araraquara e Ribeirão Preto, respectivamente, o Seminário Técnico de Cogeração e Refrigeração a Gás Natural. O evento faz parte de um Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da companhia, em cumprimento às normas da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que inclui outras duas etapas: três estudos de casos e o Guia On-line de Cogeração e Geração de Energia Elétrica a Gás Natural, ambas também apresentadas aos participantes do seminário.

Além de executivos de grandes empresas, diretores da GasBrasiliano, especialistas do mercado de energia, fabricantes de equipamentos e professores/doutores da USP - Universidade de São Paulo, a abertura da programação contou com a presença de Antonio Celso de Abreu Junior, subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, e dos representantes da Arsesp, José Vital Zanardi e Lucila Penteado Lunardi.

O subsecretário enfatizou a importância da iniciativa da GasBrasiliano no sentido de incentivar a eficiência energética e a inovação. “O Plano Paulista de Energia contempla o uso de fontes alternativas e sua interligação para otimizar todos os recursos existentes em cada região do estado. A consolidação das redes de distribuição de gás natural na região Noroeste propiciará uma transição segura para a efetivação da complementaridade energética com as fontes de biomassa, resíduos sólidos e solar, tão abundantes na região. Por isso, eventos como esse são fundamentais para informar e esclarecer dúvidas de quem pretende investir em projetos de sistema de geração e gestão de energia”, afirmou. De acordo com Abreu Júnior, a Secretaria também trabalha no sentido de incentivar a introdução do Gás Natural na matriz energética, principalmente do setor de Transportes, com o objetivo de reduzir os índices de emissão de CO2 no Estado.

Para José Waldir Ferrari, diretor técnico comercial da GasBrasiliano, o evento cumpriu seu objetivo e foi de grande relevância técnica e prática. “Reunimos os principais pesquisadores e consultores do setor de energia, representantes da Agência Reguladora, da Secretaria Estadual de Energia, além de fabricantes de equipamentos em um só local para apresentar ferramentas que vão facilitar o entendimento dos empresários sobre a importância da cogeração”, avalia Ferrari.

Uma das soluções simples e econômicas apresentadas foi na área de refrigeração. “Todas as empresas, sobretudo as da região de atuação da GasBrasiliano, têm alta demanda e custo de energia devido ao uso de ar condicionado em todos os setores. O aparelho a gás natural é uma solução simples, mais econômica e com menos danos ambientais e que muitos empresários ainda desconheciam”, explica Ferrari.



Fonte: Assessoria/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar