Gás

Seminário em Recife (PE) debate tecnologias para a produção de biogás

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCT), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável a Zona da Mata de Pernambuco (Promata), realiza em Recife (PE), o 1º Sem

Redação/ Agências
20/05/2010 17:49
Visualizações: 115

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCT), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável a Zona da Mata de Pernambuco (Promata), realiza em Recife (PE), o 1º Seminário de Tecnologias de Produção de Biogás.

 


O objetivo do evento, que começou ontem (19) e termina hoje (20), é divulgar e difundir tecnologias viáveis para a produção e utilização de biogás por meio do aproveitamento energético dos resíduos com alto conteúdo de material orgânico, bem como de alternativas para a sua purificação, de modo a se obter biometano, um substituto renovável do gás natural.

 

A grande vantagem da biodigestão, além da possibilidade de produção de gases combustíveis e dos biofertilizantes, é a redução da  emissão de gases de efeito estufa e da poluição ambiental causada pela deposição inadequada dos resíduos das atividades econômicas. Inclusive tais projetos podem ser objeto de créditos de carbono previstos nos mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) do Protocolo de Quioto.

 

Hoje, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) financia projeto em Pernambuco para a biodigestão de rejeitos e resíduos da atividade de matadouro e no Mato Grosso do Sul para dejetos da suinocultura. Tais projetos fazem parte da estratégia da estruturação de uma rede de pesquisa em biodigestão promovida e financiada pelo MCT.

 

Existem outras iniciativas, mas cabe destacar um grande projeto financiando por Itaipu que realiza a biodigestão de resíduos de atividades agropecuárias para a geração de energia elétrica com conexão a rede.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20