Energia renovável

Segundo leilão de biodiesel está marcado para o dia 30

Serão oferecidos 170 milhões de litros do combustível a produtores e importadores de diesel. A previsão é de que até dezembro de 2007 sejam adquiridos 800 milhões de litros.

Redação
10/03/2006 03:00
Visualizações: 409

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta sexta-feira (10/3) que realizará no dia 30 de março o Segundo Leilão Público de Biodiesel. A quantidade de combustível que será oferecida aos produtores e importadores de diesel será de 170 mil m³ (equivalentes a 170 milhões de litros). De acordo com o órgão regulador, “o Segundo Leilão dá continuidade à política de incremento da participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional, à atração de investimentos para a produção de biodiesel em bases econômicas, sociais e ambientais, nos termos da Resolução CNPE, nº 3, de 23/09/05.”

Com a produção de biodiesel, o Governo espera beneficiar cerca de 150 mil famílias. A previsão é de que até dezembro de 2007 sejam adquiridos 800 milhões de litros de biodiesel. A partir de 2008, a adição de 2% de biodiesel ao diesel derivado de petróleo, hoje facultativa, passará a ser obrigatória em todo o país. No primeiro leilão de biodiesel, realizado em novembro do ao passado, foram vendidos de 70 milhões de litros. O combustível foi ofertado pelos produtores Agropalma (Pará), Soyminas (Minas Gerais), Granol (Goiás), Brasil Biodiesel (Piauí) - e adquirido pela Petrobras, com 93,3% do total, e pela Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), com 6,7% do total.

Os 170 mil m³ de biodiesel que serão oferecidos no Segundo Leilão, serão entregues pelos produtores no período de 01/07/06 a 30/06/07. Assim como no Primeiro Leilão Público poderão participar como ofertantes de biodiesel os produtores desse combustível, autorizados pela ANP e detentores do selo "Combustível Social`, e as sociedades que possuem projeto de produção de biodiesel reconhecido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário como possuidora dos requisitos necessários à obtenção do selo "Combustível Social`.

Atualmente encontram-se autorizadas pela ANP oito plantas de produção de biodiesel e existem mais oito unidades com pedido de autorização em análise na Superintendência de Refino de Petróleo. A realização do leilão contará com apoio técnico do sistema "Licitações-e" do Banco do Brasil, via internet, com participantes em todo o Brasil. Maiores informações sobre a realização do 2º Leilão de Biodiesel poderão ser obtidas, a partir do dia 10/03/06, no endereço eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br) ou da ANP (www.anp.gov.br).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19