Transpetro

Segunda fase do Promef deve ser anunciada hoje

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar hoje (30), no Rio de Janeiro, o lançamento da segunda fase do Programa de Renovação da Frota de Petroleiros da Transpetro Promef). O anúncio é esperado por todo o setor, já que a Transpetro havia informado que, tão logo concluísse a contr

Jornal do Commercio
30/11/2007 02:00
Visualizações: 409
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar hoje (30), no Rio de Janeiro, o lançamento da segunda fase do Programa de Renovação da Frota de Petroleiros da Transpetro Promef). O anúncio é esperado por todo o setor, já que a Transpetro havia informado que, tão logo concluísse a contratação dos navios da primeira fase, faria o lançamento da segunda.

Hoje a Transpetro assina contrato no valor de US$ 267 milhões com o Estaleiro Mauá, de Niterói, para construção de quatro navios de produto, com capacidade para transportar 47,5 mil toneladas de derivados claros, como gasolina, diesel, querosene de aviação, nafta e óleo lubrificante. O evento contará com a presença do presidente Lula.

Este é o terceiro contrato que a Transpetro assina nessa primeira fase do Programa de Renovação da Frota. Os anteriores foram com o consórcio Rio Naval e com o Estaleiro Atlântico Sul, para a construção, respectivamente, de nove e dez petroleiros, no valor total de US$ 2 bilhões.

Ainda ficará pendente, nesta primeira fase, os contratos do Estaleiro Itajaí para construção de três gaseiros. "O estaleiro ainda negocia financiamento com o BNDES", explicou fonte da Transpetro, que não quis informar se a Transpetro pretende cancelar esta parte da licitação e colocar a oferta destes navios novamente.

Também segundo essa fonte, a Transpetro vai lançar, na primeira quinzena de dezembro, uma licitação internacional para compra do aço que será utilizado na construção dos primeiros 23 navios contratados. Há cerca de seis meses a subsidiária da Petrobras vem tentando negociar com as siderúrgicas nacionais uma redução no custo do aço para atingir os mesmos níveis de preço do mercado internacional, mas não obteve sucesso. Nessa primeira etapa da aquisição, serão necessárias 400 mil toneladas de aço, volume que representa cerca de 20% do custo total de cada embarcação.

Para a segunda fase do Programa de Renovação da Frota, são esperadas as encomendas de 19 navios, dois deles destinados ao transporte de álcool..
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20