Eletricidade

Secretaria de energia mapeia potencial hidrelétrico do estado de SP

Workshop acontece amanhã, e apresenta o potencial remanescente de pequenas hidrelétricas e de centrais geradoras. Potências vão de 1 GW até 30 GW, e podem assumir grande atratividade na agroindústria, substituindo a energia comprada das concessionárias de distribuição.

Redação
06/07/2011 15:00
Visualizações: 129
A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo promove amanhã (7) o 2º workshop “Potencial Hidrelétrico Remanescente do Estado de São Paulo”. Durante o evento, que acontece de 9h às 13h, na rua Boa Vista, 170, será apresentado o levantamento do potencial hidrelétrico de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)  cuja potência vai de 1 GW até 30 GW e das centrais geradoras hidrelétricas (CGH) com potência de até 1 GW.

O mapeamento desse potencial foi elaborado pelo United States Geological Survey (USGS) empregando imagens de satélite, e abrange toda a região hidrográfica do estado.

Posteriormente, está prevista a individualização dos aproveitamentos e suas principais características, seguida de avaliação técnicoeconômica e ser elaborada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Uma terceira etapa compreende a edição de um Guia do Empreendedor cujo objetivo é municiar pequenos empreendedores interessados em desenvolver potenciais hidráulicos. Este trabalho será elaborado pela Fundação de apoio e Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapepe) da Unifei.

Alternativa

Usinas de pequeno porte, as CGHs possuem algumas limitações comerciais, mas podem assumir grande atratividade na agroindústria, substituindo a energia comprada das concessionárias de distribuição. Por não ser difundida no Brasil, a autoprodução nessa faixa de potência ainda enfrenta barreiras institucionais e técnicas que os estudo em andamento também pretendem identificar e diagnosticar.

O trabalho conta ainda com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF), banco de desenvolvimento regional do qual o Brasil é acionista.

Além da participação de equipes técnicas do USGS, CAF, Unifei e da Secretaria de Energia, este evento contará com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), secretarias de estado e associações representativas dos segmentos de PCHs e CGHs.

Serviço:

2º Workshop – Potencial Hidrelétrico Remanescente do Estado de São Paulo
Data: 07/07/2011
Hora: 9h às 13h
Local: Rua Boa Vista, 170 - 4º andar
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19