Paraná

Sebrae e Petrobras esclarecem dúvidas de fornecedores

Palestra reunirá representantes do Sebrae e da Petrobras para esclarecer eventuais dúvidas que o empresariado local tenha sobre temas como o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC) da Petrobras, exigido para os interessados em se tornar fornecedores da estatal.

Da redação
24/04/2007 03:00
Visualizações: 318

Acontece nesta terça-feira (24), às 19 h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Curitiba (Rua Caeté, 150), a palestra "Como se tornar um fornecedor da Petrobras". O evento reunirá representantes do Sebrae e da Petrobras para esclarecer eventuais dúvidas que o empresariado local tenha sobre temas como o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC) da Petrobras, exigido para os interessados em se tornar fornecedores da estatal.

A palestra faz parte do Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Paraná, metodologia que vem sendo desenvolvida em outros estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e que visa mapear a cadeia produtiva de petróleo e gás, identificar oportunidades de novos negócios e viabilizar a participação de micro e pequenas empresas como fornecedoras nesses empreendimentos.

No Paraná, o programa engloba obras em estudo e obras já autorizadas pela Petrobras na Repar, em Araucária; na Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul; e nas filiais da Transpetro em Paranaguá e São Francisco do Sul (Santa Catarina).

Nos próximos cinco anos, somente a Petrobras deve investir 2,5 bilhões de dólares em obras, nas unidades de produção e refino localizadas no estado.

"Essa parceria é importante para as micro e pequenas empresas no Estado. O setor de petróleo e gás é um dos que vai mais receber investimentos no Brasil. E isso vai movimentar toda a cadeia produtiva", aposta o diretor técnico do Sebrae no Paraná, Allan Costa.

Para o gerente de Suporte Operacional da Repar, James Hahnemann, não se pode perder uma possibilidade como essa de alavancar negócios e abrir espaço para empresas locais. "É uma oportunidade também para as grandes empresas otimizarem seus resultados. Com a participação das micro e pequenas em toda a cadeia, as grandes poderão reduzir custos, contando inclusive com uma logística local. É uma relação ganha-ganha", comenta.

O mapeamento das oportunidades ainda não está concluído e deve ser divulgado no final de maio. As micro e pequenas empresas interessadas em virar fornecedoras da Petrobras terão as orientações do Sebrae, num programa de competitividade que abrange gerenciamento, marketing, finanças, dentre outros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13