Gás Natural Comprimido

Sea NG construirá navio para transporte de GNC

A embarcação do tipo Coselle poderá movimentar volumes que variam entre 30 a 500 milhões de pés cúbicos de gás (mmscf). Projeto foi aprovado pela American Bureau of Shipping (ABS).

Redação
19/09/2006 03:00
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A Sea NG Corporation anunciou nesta terça-feira (19)que a American Bureau of Shipping (ABS) aprovou a construção do seu navio do tipo Coselle para o transporte de gás natural comprimido (GNC). Este será o primeiro navio e sistema de carga do mundo para o transporte de GNC a ser aprovado pelo ABS ou outra associação internacional qualquer de classificação marítima.

Os navios serão empregados no transporte de volumes moderados de gás natural - 30 a 500 milhões de pés cúbicos de gás natural (mmscf) - em distâncias médias (200 a 2.000 km), um segmento do mercado de transporte marítimo de gás sem atendimento econômico pelos gasodutos ou transporte de gás natural liqüefeito (GNL).

O Coselle é um sistema patenteado exclusivo, inventado no Canadá, para armazenamento de gás em alta pressão em serpentinas de tubos de pequeno diâmetro. O navio especialmente projetado contém inúmeros Coselles. O sistema de armazenamento apresenta vantagens significativas de custo e segurança em relação aos cilindros pressurizados convencionais de grande diâmetro. O sistema Coselle CNG está em desenvolvimento há uma década por uma equipe de engenheiros
navais e de gás experientes. 

Segundo o presidente e diretor geral da Sea NG, David Stenning, o "navio Coselle GNC proporcionará ao mercado um meio alternativo seguro, confiável e econômico de transporte de gás natural por via marítima", declarou ele completando. "Já podemos agora lançar o nosso primeiro projeto".

De acordo com a Sea NG, uma vantagem importante da utilização do sistema Coselle GNC é que ele necessita de um apoio mínimo em termos de instalações costeiras. Pode-se carregar e descarregar o gás em instalações simples de gasoduto no porto, o que reduz enormemente as preocupações ambientais, financeiras e relativas ao uso do solo. O gás pode ser também transferido para outras embarcações em bóias offshore se não houver acesso a nenhum porto. O mercado potencial do navio Coselle GNC é substancial. 

"A Sea NG dispõe de um sistema exclusivo de GNC que, em nossa opinião, pode abrir novos mercados para o gás em muitas regiões e ficamos muito entusiasmados com o seu potencial comercial em uma ampla variedade de oportunidades de novos projetos", comentou Clarence Tong do Mizuho Corporate Bank, em Nova York, que dá apoio a alguns dos projetos que a Sea NG está desenvolvendo.

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