Projeto

Schneider Electric fornece projeto de Smart Grid para Elektro

Modernizar a rede de distribuição elétrica, garantindo o rápido restabelecimento, era a necessidade de Cosmorama (SP), cidade no interior de São Paulo. A partir deste cenário, a ELEKTRO, distribuidora de energia da região, desenvolveu um projeto pioneiro de Smart Grid em conjunto com a Schnei

Redação
19/10/2011 18:02
Visualizações: 142
Modernizar a rede de distribuição elétrica, garantindo o rápido restabelecimento, era a necessidade de Cosmorama (SP), cidade no interior de São Paulo. A partir deste cenário, a ELEKTRO, distribuidora de energia da região, desenvolveu um projeto pioneiro de Smart Grid em conjunto com a Schneider Electric, especialista global na gestão de energia.
 

Este conceito de Smart Grid consiste em reduzir consideravelmente o número de clientes afetados por uma falta de energia, restabelecendo o fornecimento em um período menor que o exigido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Agindo desta forma, a ELEKTRO consolida sua posição de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do país em 2011, segundo a ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica). “Conquistamos excelentes resultados com este projeto, reduzindo significativamente o tempo de restauração da rede de distribuição. Demos um importante passo para a consolidação da quebra do paradigma na operação automática do sistema elétrico de distribuição”, explica o vice-presidente da Unidade de Negócios Energia da Schneider Electric, Luis Felipe Kessler.
 

Com início em março deste ano, o projeto confirma a preocupação da ELEKTRO com a excelência em seus serviços. A empresa investe em novas tecnologias de automação constantemente e já possui várias subestações digitalizadas. “Com mais esse investimento, estamos aprimorando a qualidade do fornecimento de energia e melhorando os índices definidos pela ANEEL. A Schneider Electric se mostrou uma parceira comprometida com os resultados”, afirma João de Souza Júnior, especialista técnico da ELEKTRO. O executivo afirma ainda que o ganho na redução do tempo de reconfiguração da rede de distribuição, numa possível falta, que era de aproximadamente uma hora, passou para 50 segundos. “A segunda cidade a ser beneficiada por este projeto foi Castilho (SP), em agosto de 2011”, finaliza Souza.
 

O projeto implementado em Cosmorama e Castilho beneficia diretamente cerca de 10 mil clientes da ELEKTRO. Em 2011, a empresa prevê a implantação deste projeto em outras três cidades. Trata-se de um projeto dentro do novo conceito Smart Grid, ou seja, a inteligência aplicada às redes elétricas que garante ganhos reais para consumidores, concessionárias e fornecedores, uma vez que incentiva o planejamento adequado e a segurança na operação do sistema elétrico.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19