Eletricidade

São Paulo terá novo modelo de fiscalização para o setor elétrico

Ampliação do convênio entre Aneel e Arsesp prevê maior disponibilidade de recursos, aumento no contingente de fiscais e atuação preventiva - e não mais sobre eventos já ocorridos. O diretor-presidente da Aneel, Nelson Hübner, disse que a ideia é que o novo modelo sirva como projeto piloto.

Redação
28/07/2011 13:53
Visualizações: 146
A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) firmaram nesta quarta-feira (27) a implementação de um novo modelo de fiscalização para o setor elétrico no estado de São Paulo. O acordo prevê melhorias na infraestrutura da agência estadual, uma maior disponibilidade de recursos e a adequação do contingente de fiscais - de 16 para 35 fiscais inicialmente.

Outra medida importante é a mudança de enfoque no procedimento fiscalizatório. Ao invés da ação sobre eventos já ocorridos, a fiscalização deverá ser preventiva, recaindo sobre o andamento dos planos de manutenção, expansão e adequação da rede das concessionárias.

Para o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, a convergência com a Aneel é a conclusão de um diálogo iniciado em fevereiro. “Teremos, de agora em diante, uma fiscalização preventiva, atenta aos compromissos assumidos pelas empresas. Assim, poderemos saber exatamente em quê elas estão investindo, quanto e como”, disse.

O diretor-presidente da Aneel, Nelson Hübner, acredita que as mudanças darão mais inteligência à fiscalização. “Acho que aproximar a Aneel da Secretaria de Energia, harmonizar, de forma bem articulada, as ações, vai ajudar a melhorar muito a qualidade do serviço prestado à população”, afirmou.

Nelson Hübner salientou que a ideia é que o novo modelo sirva como projeto piloto. Caso seja bem sucedido, a Aneel deverá estendê-lo a outros estados. Outra novidade é a diminuição das instâncias recursais. As empresas, de agora em diante, só poderão recorrer em nível federal.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20