Internacional

Rússia investirá na Venezuela

Gazeta Mercantil
31/07/2006 03:00
Visualizações: 41

A Petróleos de Venezuela (PDVSA), estatal venezuelana do setor de petróleo e gás, informou que a empresa russa Gazprom, maior produtora de gás do mundo, irá ajudar a Venezuela a elaborar um plano para o desenvolvimento de seu setor de gás ao longo do próximo meio século.

As duas empresas irão elaborar "um plano de desenvolvimento do setor de gás para os próximos 50 anos, estratégia que inclui o desenvolvimento do mercado interno, assim como o processo de interconexão regional", disse a PDVSA em seu site na internet.

Uma equipe de 100 técnicos venezuelanos e russos completará o projeto do estudo em um ano, segundo o comunicado. Espera-se que a equipe dedique mais de 300 mil horas ao plano. O documento foi assinado um dia após o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reunir com seu colega russo, Vladimir Putin, em Moscou, para discutir a cooperação dos dois países em relação ao petróleo e ao gás.

As empresas russas "dão seus primeiros passos" no mercado da Venezuela, e estão preparadas para investir bilhões de dólares, informou Putin aos jornalistas na quinta-feira no Kremlin, depois de um encontro de três horas com Chávez.

O presidente da Venezuela disse também que a Gazprom ajudará a construir um gasoduto de US$ 20 bilhões que percorrerá toda a América do Sul, inclusive o Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20