Energia Nuclear

Rosatom constrói primeira usina nuclear flutuante do mundo

Redação / Assessoria
12/05/2015 17:43
Rosatom constrói primeira usina nuclear flutuante do mundo Imagem: Divulgação Visualizações: 270

A Rosatom está construindo a primeira usina nuclear flutuante do mundo. Voltada para lugares remotos, está prevista para começar a operar em 2018 e terá capacidade final de mais de 70 MW. Batizado de Academician Lomonosov, o empreendimento terá sua base em Pevek (na província russa de Chukotka).

Para regiões áridas, é possível desenvolver o projeto em conjunto com a usina de dessalinização, que permite produzir água potável a partir da água do mar. Além da energia elétrica, a iniciativa resolve inúmeros problemas gerados pela seca.

A usina nuclear flutuante possui ainda outras características únicas, que incluem desde a montagem em um estaleiro até espaços específicos para alojar os funcionários responsáveis pela operação. O projeto inclui ainda uma série de soluções inovadoras para questões de segurança e de estabilidade ambiental, com proteções para suportar tsunamis e até uma eventual colisão com outro navio. O enriquecimento do combustível utilizado para usinas flutuantes não ultrapassará o limite estabelecido pela AIEA, para cumprir o regime de não proliferação nuclear (até 20%).

O empreendimento é uma realização da subsidiária da Rosatom, a OKBM Afrikantov JSC, que atua como designer, fabricante e fornecedor único de equipamento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20