Petroquímica

Riopol não é prioridade da Petrobras, diz diretor

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, revelou que a expansão da petroquímica Rio Polímeros (Riopol) não faz parte das prioridades da estatal para a alocação do excedente de oferta de gás natural que a companhia estima para o Brasil.

Gazeta Mercantil
26/06/2007 03:00
Visualizações: 104

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, revelou que a expansão da petroquímica Rio Polímeros (Riopol) não faz parte das prioridades da estatal para a alocação do excedente de oferta de gás natural que a companhia estima para o Brasil. Ele lembrou que, no momento, a Petrobras não possui gás natural para viabilizar o desgargalamento que a empresa analisa, de 540 mil toneladas para 700 mil toneladas de polietilenos. `Não temos matéria-prima para essa ampliação neste momento e sequer estamos em discussão com a Riopol sobre o assunto`, disse o diretor da Petrobras.

A Riopol ainda não formalizou um pedido à estatal para garantir um excedente de fornecimento, mas já sondou se haveria a possibilidade de promover tal desgargalamento em sua linha produtiva, que já opera com mais de 80% de capacidade instalada apesar de ter iniciado suas operações comerciais apenas no ano passado.

No caso da Petroquímica União (PQU), que também aguarda uma definição da Petrobras a respeito da disponibilidade de matéria-prima, o pedido já foi formalizado e a expansão da unidade já tem até data marcada: 2010 - a PQU fará uma primeira fase dessa expansão, marcada para 2008, e cujo fornecimento de matéria-prima já foi acertado junto à Petrobras.

A indefinição de qual será o mix de insumos que viabilizará a expansão da PQU em 2010 poderá adiar o início das operações dessa expansão, uma vez que a expectativa de Roberto Garcia, presidente da Unipar (controladora da PQU), era de que o acerto com a Petrobras saísse ainda no primeiro trimestre deste ano.

Procuradas pela reportagem, as direções da Riopol e da PQU, além da Unipar, preferiram não se pronunciar.


Fonte: Gazeta Mercantil

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13