Energia

Rio Jari poderá ter mais três hidrelétricas

Os estudos de inventário hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Jari foram aprovados pela Aneel e totalizam uma potência de 1.362 megawatts (MW), divididos em três empreendimentos. Com a aprovação, o próximo passo é a elaboração do projeto básico e dos estudos de viabilidade para a co

Agência Brasil
13/12/2011 11:19
Visualizações: 132
O Rio Jari, que fica na divisa dos estados do Pará e Amapá, poderá ter mais três hidrelétricas, além da Santo Antônio do Jari que está em construção. Os estudos de inventário hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Jari foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e totalizam uma potência de 1.362 megawatts (MW), divididos em três empreendimentos.

Com a aprovação do inventário, o próximo passo é a elaboração do projeto básico e dos estudos de viabilidade para a construção de novas usinas no rio, afluente da margem esquerda do Rio Amazonas.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que elaborou os estudos, os três aproveitamentos hidrelétricos podem ser construídos no curso do rio principal. O Açaipé B, o maior identificado, tem potência instalada de 831,1 MW. Os demais, Urucupatá e Carecuru, têm respectivamente 291,5 MW e 240,2 MW.

A Usina Santo Antônio do Jari terá potência instalada de 373,4 (MW) e já recebeu licença de instalação para o início das obras. A previsão é que a hidrelétrica comece a operar em dezembro de 2014.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19