Refino

Rio Grande do Norte na ofensiva por refinaria

Governadora Wilma Faria entrega documento de 67 páginas ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, em encontro oficial no Rio, nesta sexta-feira. Ela vai propor o município de Guamaré (RN) para o empreendimento.


15/04/2004 03:00
Visualizações: 492
A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, entregará na próxima sexta-feira (16/04) ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, um documento com 67 páginas no qual lista as vantagens do estado para sediar uma futura refinaria. Em caráter oficial, o encontro ocorrerá pela manhã na sede da empresa, no Rio, e terá a presença de alguns dos secretários do governo.
O parecer, elaborado com auxílio da consultoria Expetro Internacional, propõe a instalação da refinaria no município de Guamaré, onde já há instalações da própria Petrobras. Segundo o consultor Jean Paul Prates, sócio da Expetro, uma das vantagens de Guamaré é sua posição geográfica, uma vez que fica localizado em um raio de 400 quilômetros de 85% do potencial mercado consumidor da refinaria.
No encontro, a governadora - que pertence ao PSB - listará, além da localização, as credenciais técnicas e econômicas do empreendimento, que deverá contar com aporte de capital privado. Esse, no entanto, não deverá ser o primeiro parecer técnico já apresentado por um governador ao presidente da Petrobras, que também tem propostas de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Santa Catarina para instalação da refinaria.
É quase certo, no entanto, que a empresa decida apenas em 2006 o local de sua nova refinaria. A decisão, que deverá constar do próximo planejamento estratégico - a ser divulgado nas próximas semanas -, se justificaria pela necessidade de se adiar o início de operação da nova unidade de 2008 para 2010. Isso porque, segundo executivos da Petrobras, o mercado consumidor de derivados do Brasil tem crescido menos do que o projetado pela empresa.
Independentemente do que decidir a Petrobras, o governo do Espírito Santo já conta com um termo de compromisso para construção de uma refinaria totalmente privada em solo capixaba. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo daquele estado, Júlio Bueno, apresentou o documento em março para a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20