Tecnologia

Rio ganha o Centro de Simulação Aquaviária mais moderno do mundo

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Sindicato Nacional dos Oficiais de Marinha Mercante (Sindmar), o Rio de Janeiro ganhou ontem o mais moderno Centro de Simulação Aquaviária (CSA) de todo o mundo. Instalada numa área de 400 metros quadrados na Avenida

Da Redação
27/11/2006 02:00
Visualizações: 193
A iniciativa, pioneira no país, une o conhecimento de técnicos e pesquisadores de uma das mais importantes universidades públicas do país, com a experiência acumulada pelos profissionais do mar. Presente no Rio de Janeiro para a abertura do 21º Congresso Nacional de Transportes Marítimos, Conbstrução Naval e Offshore, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou da solenidade de inauguração do centro.
Composto de um simulador de navegação marítima interligado a simuladores de gerenciamento de crise, de posicionamento dinâmico e de operação e condução de máquinas navais, o Centro de Simulação Aquaviária conta com hardwares e softwares de última geração.
Com sua entrada em operação a área de pesquisa ganha um suporte de peso para o desenvolvimento de novas técnicas, procedimentos de avaliação de operacional de portos e terminais, e de novos projetos de navios, além de permitir maior eficiência em ações de prevenção de poluição marinha.
No momento em que a indústria naval nacional busca espaço no mercado internacional, o CSA também está apto a promover a qualificação de mão de obra especializada, através da simulação de variadas condições de operação de embarcações atualmente usadas em todo o mundo, principalmente no apoio à exploração de petróleo.
Outra vantagem do Centro de Simulação Aquaviária é possibilitar a realização, em terra, de simulações de emergências impossíveis de serem vivenciadas no mar sem representar risco para os profissionais envolvidos e para o meio ambiente.    
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13