Energia Eólica

Rio Energy em Itarema no CE recebe o BNDES para visitas a obras e projetos sociais

Redação/Assessoria
09/03/2018 19:25
Visualizações: 586

A Rio Energy, desenvolvedora e operadora de projetos de energia renovável, recebeu o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para realização de visitas técnicas de seis projetos sociais desenvolvidos pela companhia e financiados pelo banco na região de Itarema, Ceará.

As visitas aconteceram nos dias 5 e 6 de março e estiveram presentes Geórgia Romeiro e André Luiz Brandão, representando o BNDES, diretores e membros da Rio Energy e representantes da Prefeitura Municipal de Itarema e dos projetos sociais.

A Rio Energy está presente no Estado do Ceará com o Complexo Eólico de Itarema. A companhia tem como premissa gerar desenvolvimento econômico e social nos locais onde atua e, nos últimos três anos, junto a autoridades e moradores da cidade buscou entender as necessidades locais e trabalhou em projetos que contribuem para o crescimento da região, sejam eles por meio de obras para construção e reforma de espaços, treinamentos e orientação aos produtores e trabalhadores locais ou aquisição e doação de equipamentos e ferramentas.

A companhia tem o orgulho de contribuir à comunidade de Itarema através dos seguintes projetos:

Projeto de Artesanato – Art Itarema e Art Almofala

Desenvolvido com diversas comunidades em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema, o projeto contribuiu para a capacitação de 40 artesãs locais gerando diversificação dos produtos oferecidos, aumento do valor médio dos itens comercializados e fortalecimento institucional das artesãs locais em decorrência da criação de pontos de comercialização.

Estruturação do Hospital Natércia Rios

A Rio Energy fez a doação de diversos equipamentos para a sala de estabilização e centro cirúrgico. O propósito da parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema é contribuir para a estrutura da unidade de saúde e o atendimento à comunidade local, reduzindo o número de pacientes em lista de espera para cirurgias e diminuindo significativamente o número de pacientes transferidos para outros centros de saúde.

Cooperativa de Marisqueiras de Porto dos Barcos

Neste projeto, a Rio Energy realizou uma obra de reforma e construção da Sede das Marisqueiras e investiu em capacitação em empreendedorismo para aproximadamente 25 produtoras locais de mariscos da Comunidade Porto dos Barcos.

A partir destas iniciativas, condições para o beneficiamento dos mariscos foram criadas e as marisqueiras capacitadas para gestão dos negócios e agregação de valor ao trabalho desenvolvido no espaço. Agora, elas podem diversificar os produtos oferecidos e aumentar o valor médio do quilo de marisco vendido pela cooperativa.

Sistemas de abastecimento de água

A Rio Energy trabalhou em projetos de melhoria no abastecimento de água na região. Foram realizadas 90 novas ligações de água em Sítio Moreira e Córrego Grande e a perfuração de poços nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá e Sítio Alegre. Além disso, uma rede de distribuição foi construída nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá, Sítio Alegre e Córrego.

A obra está sendo entregue ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que será responsável pela manutenção e operação do sistema a partir de uma metodologia comunitária.

Com a entrega destas projetos, a Rio Energy contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias que agora têm acesso regular à água e, também, na redução da incidência de doenças infecciosas. Além do mais, favorece o desenvolvimento socioeconômico, pois as famílias podem produzir e comercializar alimentos.

Pavimentação de vias

A empresa efetuou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros nas faixas de rolagem nas comunidades Campestre e Gargoê. A obra traz muitos benefícios para a população, como melhoria das condições de mobilidade, redução do tempo de viagem entre as comunidades, diminuição de doenças respiratórias e favorecimento das condições para o desenvolvimento econômico local.

Sobre a Rio Energy - A Rio Energy é um grupo comprometido com o futuro sustentável por meio do desenvolvimento, construção e operação de projetos de geração de energia renovável com os mais altos padrões de qualidade, criando valor social e econômico para as comunidades locais e parceiros.

Fundado em 2012, o grupo já conta com 484,65MW em contratos de venda de energia de dois complexos eólicos em operação, Eólicas Caetité (54,4MW), na Bahia, e Eólicas Itarema (207MW), no Ceará, e um em implantação, Eólicas Serra da Babilônia (223,25MW), também na Bahia, além de um portfólio de desenvolvimento de 2GW de fontes renováveis.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19