OTC 2011

Rio de Janeiro participa da OTC em Houston

A Rio Negócios, agência oficial de promoção de investimentos da cidade, vai representar a prefeitura do Rio na maior feira da indústria de petróleo no mundo, a OTC, em Houston, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que o Rio participará da OTC e será a única cidade do Brasil presente

Redação
03/05/2011 12:30
Visualizações: 96
A Rio Negócios, agência oficial de promoção de investimentos da cidade, vai representar a prefeitura do Rio na maior feira da indústria de petróleo no mundo, a OTC, em Houston, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que o Rio participará da OTC e será a única cidade do Brasil presente na feira.

 

O ponto alto da agenda será a assinatura da filiação da cidade do Rio de Janeiro à World Energy Cities Partnership, a Associação das Cidades Capitais da Energia. Com isso, o Rio passará a fazer parte do seleto grupo de cidades que são os principais centros de desenvolvimento em tecnologia de petróleo, como Dubai, Houston, Calgary, Dammam e Doha.

 

Como principal ferramenta para atrair novos investimentos para o setor, a equipe da Rio Negócios tem nas mãos um estudo sobre oportunidades de investimentos na cadeia de óleo e gás feito pela consultoria Booz&Co. O estudo aponta mais de 32 novas oportunidades de negócios no setor na cidade, tendo em vista principalmente as atividades do pré-sal. 

 

A carteira de projetos envolve desde oportunidades de criação de novos centros de P&D, novos escritórios, novos centros de manutenção e de serviços, à criação de novas plantas industriais. Pela análise da Booz, o setor pode injetar mais de R$ 3 bilhões na economia carioca, além de criar cerca de 4.500 novas oportunidades de trabalho nos próximos cinco anos. Os projetos previstos deverão, ainda, atrair outros segmentos com elevado impacto econômico.

 

O estudo também destaca vocações que tornam o Rio o grande centro de negócios, de inovação e de atividades dedicadas à cadeia de Óleo&Gás no Brasil e uma referência mundial no setor. Entre os principais ativos da cidade estão a presença dos centros de decisões do setor, como a sede da Petrobras, ONIP, IPB, ANP, a liderança que o Rio tem em inovação, concentrando os principais centros tecnológicos e universidades com longa tradição no setor, a oferta de mão-de-obra qualificada para a cadeia e a geografia privilegiada, como acesso ao mar e próximo às bacias produtoras, Santos e Campos. 

 

Além da participação na OTC, a equipe da Rio Negócios também vai cumprir uma série de agendas com grandes investidores em Nova York e Washington. Nesses encontros, o tema vai além de energia, com foco também nas oportunidades relativas à infraestrutura e aos serviços que serão demandados pelos grandes eventos esportivos que a cidade vai receber nos próximos anos – Copa e Olimpíadas.

 

Parte das agendas foi organizada em parceria com Brazil-Texas Chamber of Commerce e Brazil-US Business Council, canais institucionais que abrem ainda mais o acesso a novos mercados nos Estados Unidos. Além desses eventos específicos, a equipe da Rio Negócios ainda terá reuniões one-a-one com 10 empresas como Baker Hughes, FMC, Oceaneering, Dresser-Rand, Emerson, Weatherford, Cameron e outras.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19