Serviços

Retração de serviços desacelera no Brasil em setembro mas demanda fraca continua pesando

Reuters - 05/10/2016
05/10/2016 17:51
Visualizações: 74

A contração do setor de serviços do Brasil perdeu força em setembro porém a fraqueza da demanda ainda impede uma virada já que continua a inibir a entrada de novos negócios, apontou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada pelo Markit nesta quarta-feira.

O PMI de serviços do Brasil subiu em setembro a 45,3 sobre 42,7 no mês anterior, indicando uma queda acentuada no volume de produção ao permanecer abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração mas indicando um ritmo mais lento de redução.

Das seis áreas do setor de serviços monitoradas, somente a de Intermediação Financeira registrou crescimento, de acordo com o Markit.

Os entrevistados apontaram que o nível de desemprego no país e as condições lentas do mercado continuaram a limitar a demanda, provocando portanto a redução na entrada de novos negócios.

"Com o desemprego ainda elevado e a economia em estado frágil, é improvável que uma virada iminente na demanda (do setor privado) possa acontecer e seja sustentada antes que grandes reformas aconteçam", avaliou a economista do Markit Pollyanna De Lima, em nota.

A entrada de novos trabalhos cresceu nas categorias de Intermediação Financeira; Hotéis e Restaurantes; e Correios e Telecomunicações, mas isso não foi suficiente para compensar as perdas vistas em Aluguéis e Atividades de Negócios; Transporte e Armazenamento; e Outros Serviços.

Isso aconteceu mesmo com as empresas reduzindo os preços cobrados pelo sexto mês seguido, ainda que por uma taxa modesta, como tentativa de estimular a demanda e devido a pressões da concorrência.

"Os fornecedores de serviços reduziram seus preços cobrados por seis meses seguidos apesar dos fortes aumentos nos custos. Essa tendência insustentável vai em breve acabar já que as empresas tentarão proteger as margens de lucro e ficarão sem opção a não ser repassar a alta dos custos aos consumidores", destacou Pollyanna.

Em meio às dificuldades enfrentadas e buscando cortar custos, os fornecedores de serviços diminuíram o número de funcionários por uma taxa acentuada em setembro, sendo as mais afetadas as empresas de Transporte e Armazenamento.

Ainda assim, os fornecedores de serviços brasileiros esperam crescimento da produção nos próximos 12 meses, com o otimismo chegando ao maior nível em quase três anos devido às expectativas de mudanças nas condições econômicas.

A contração da indústria também perdeu força em setembro, e por isso o PMI Composto do país subiu a 46,1 de 44,4 em agosto, porém permanecendo abaixo da marca de 50.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19