Pré-sal

Resultado da audiência pública da 2ª e 3ª Rodada do Pré-sal

Redação/Assessoria ANP
25/07/2017 19:42
Resultado da audiência pública da 2ª e 3ª Rodada do Pré-sal Imagem: Cortesia ANP Visualizações: 257

Foi realizada hoje (25/7), no Rio de Janeiro a audiência pública sobre os pré-editais e minutas de contrato da 2ª e 3ª Rodadas de Partilha da Produção. Durante a abertura, o diretor da ANP Waldyr Barroso destacou os aprimoramentos propostos para os pré-editais e minutas de contrato em relação à primeira licitação feita na modalidade de partilha da produção, para a área de Libra, em 2013. Entre eles, citou os procedimentos de individualização da produção; as regras de manifestação de interesse para não operadores, permitindo a participação de fundos de investimento; o aprimoramento do sistema de apresentação de ofertas; a revisão da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I); a inclusão da atualização monetária do custo em óleo e o aperfeiçoamento da cláusula de arbitragem.

Depois da abertura, o superintendente de Promoção de Licitações da ANP, Marcelo Castilho, fez apresentação sobre o pré-edital e a superintendente-adjunta, Heloísa Borges, sobre a minuta de contrato. Ao todo, durante o processo de consulta pública, a ANP recebeu 28 contribuições para o pré-edital e 448 para a minuta de contrato. Todo esse material será analisado antes da publicação dos editais e dos contratos em 23 de agosto.

Também participaram da audiência o gerente de projetos do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Adriano Sousa, e o procurador-geral substituto da ANP, Artur Watt.

2ª Rodada de Partilha da Produção

A 2ª Rodada de Partilha da Produção oferecerá quatro áreas com jazidas unitizáveis envolvendo áreas não contratadas à União, na região do pré-sal, nas bacias de Campos e Santos. As áreas citadas são relativas às descobertas denominadas por Gato do Mato e Carcará, e aos campos de Tartaruga Verde e Sapinhoá.

A licitação, que será realizada em 27 de outubro, tem grande importância em relação à continuidade dos investimentos no desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural a partir dessas áreas.

3ª Rodada de Partilha da Produção

A 3ª Rodada de Licitações também será realizada em 27 de outubro, sob o regime de partilha, e ofertará quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e Santos, na região do polígono do pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

As rodadas sob o regime de partilha ainda dependem de resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada no Diário Oficial da União para serem realizadas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19