Petrobras

Reservas provadas aumentaram em 2004

As reservas provadas de petróleo e gás da Petrobras em 2004 aumentaram 2,7%, segundo o critério da Society Petroleum Engineers (SPE), e 1,8%, de acordo com a metodologia da Secuties and Exchange Comission (SEC). Para a SPE o total de reservas da Petrobras chegou a 14,89 bilhões de barris de óle

Redação
17/01/2005 02:00
Visualizações: 64

As reservas provadas de petróleo e gás da Petrobras em 2004 aumentaram 2,7%, segundo o critério da Society Petroleum Engineers (SPE), e 1,8%, de acordo com a metodologia da Secuties and Exchange Comission (SEC). Para a SPE o total de reservas da Petrobras chegou a 14,89 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE), enquanto para a SEC o volume de reservas alcançou os 11,82 bilhões de BOE.
Segundo nota da Petrobras, as diferenças entre os dois critérios ocorrem porque, ao contrário da SPE, a SEC não permite a contabilização, na apropriação das reservas, dos volumes provados de gás que não tenham, ainda, contratos de venda assinados e dos projetos em estágio inicial do desenvolvimento da produção.
Segundo o critério SPE as reservas da Petrobras no Brasil somam 13,02 bilhões de barris de BOE e no exterior o volume das reservas chega a 1,87 bilhão de BOE. O acréscimo calculado pela SPE é de 1,9 bilhão às reservas provadas. O índice reposição de reservas (IRR) foi de 156% e a relação de Reserva-Produção (R/P) passou para 21,3 anos.
Para a SEC, as reservas da petroleira brasileiras localizadas no Brasil são 10,57 bilhões de BOE e as reservas internacionais são de 1,25 bilhão de BOE, aumento de 1,2% em relação ao ano anterior. O IRR foi calculado entre 131% e a R/P pelos critério SEC foi de 16,9 anos.
Os principais eventos que resultaram no aumento das reservas probadas no Brasil em 2004 foram a descoberta dos blocos exploratórios em áreas anexas ao campo de Golfinho (áreas dos poços ESS-134 e ESS-132); a ampliação do Parque das Baleias com os campos de Baleia Azul, Baleia Anã e Baleia Bicuda, na costa dos Espírito Santo; e as descobertas dos campos de Piranema, na Costa de Sergipe e Lagosta, na costa de São Paulo. Além das descobertas em áreas de concessão de campos de produção (Ring-Fence) - Campo de Espadarte, litoral do Espírito Santo, mas integrante da Bacia de Campos. As revisões dos campos de Roncador e Badejo, na Bacia de Campos também contribuíram para o aumento das reservas provadas no Brasil
No exterior, as apropriações de maior destaque foram no Equador, por reclassificação das reservas; nos Estados Unidos (Golfo  do México), em função de nova descoberta; na Nigéria, resultado de perfurações de desenvolvimento e no Peru, devido à reavaliação dos volumes recuperáveis.
As Reservas Provadas internacionais estimadas pelo critério SEC são inferiores às estimadas pelo critério  da SPE, porque apenas uma parcela dos volumes provados de gás, dos ativos da Petrobras na Bolívia, está incluída nos contratos em vigor de venda de gás. Além disso, os ativos na  Nigéria, ainda não contribuem  para a reserva provada pelo critério da SEC, pois o estágio  do desenvolvimento da produção ainda não permite a contabilização como reserva provada pelo critério SEC.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19