Empresas

Repsol firma contrato de abastecimento de gás com a Qatargas

A Repsol e a Qatargas assinaram hoje um acordo plurianual de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL), para a planta de regaseificação Canaport GNL, no Canadá. A assinatura do acordo ocorreu na sede da Qatargas, em Doha, no Catar.

Redação
07/10/2010 17:08
Visualizações: 160

A Repsol e a Qatargas assinaram hoje um acordo plurianual de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL), para a planta de regaseificação Canaport GNL, no Canadá. A assinatura do acordo ocorreu na sede da Qatargas, em Doha, no Catar.

 

Para o abastecimento serão utilizados navios Q-Flex e Q-Max, os maiores do mundo, com capacidades de 159 e 130 milhões de m3 de gás, respectivamente. Canaport é uma das poucas plantas do mundo capaz de acolher este tipo de navio no seu terminal.

 

Para o diretor-executivo de GNL da Repsol, Benjamín Palomo, o acordo com a Qatargas “fortalece a posição da Repsol como fornecedor confiável, diversificado e flexível de gás natural para os mercados do Canadá e do nordeste dos Estados Unidos”.

 

A Repsol desenvolve na área de GNL uma política que reforça sua posição competitiva neste negócio, chave para seu crescimento a médio e longo prazo. A companhia é um dos líderes mundiais em comercialização deste produto.

 

Em setembro de 2009, Antonio Brufau inaugurou no Canadá a planta de regaseificação Canaport GNL, a primeira deste tipo construída na costa leste de América do Norte em trinta anos e a primeira do Canadá. A planta, com capacidade de abastecimento de até 28 milhões de metros cúbicos/dia de gás, se conecta através do gasoduto de Brunswick com a rede que fornece a lares e indústrias no Canadá e ao nordeste dos EUA. Conta com capacidade suficiente para suprir até 20% da demanda de gás de Nova York e Nova Inglaterra.

 

O acordo alcançado com a Qatargas melhora os projetos de abastecimento da Repsol e sua capacidade para assegurar o fornecimento de gás natural a estes mercados do leste de América do Norte.

 

O Catar, país líder mundial em exportações de gás, tem as terceiras maiores reservas de petróleo e gás do planeta, aproximadamente 14% do total, e suas reservas provadas ascendem a cerca de 15 bilhões de barris de petróleo e mais de 252 trilhões de m3 de gás.

 

A Qatargas é pioneira no negócio do gás natural liquefeito no Catar. Fundada em 1984, desde então se consolidou como uma das companhias líderes na indústria de gás natural liquefeito. Exporta 26 milhões de toneladas anuais de GNL, a partir de seus cinco trens, a clientes no Japão, Espanha, Reino Unido, Canadá e China, entre outros.

 

Atualmente, a Qatargas se encontra em um período de expansão que lhe permitirá exportar 42 milhões de toneladas de GNL aos mercados da Europa, Ásia e América do Norte no final de 2010.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19