Empresas

Repsol entra no mercado asiático de GNL

A Repsol firmou um contrato com a companhia estatal Korea Gas Corporation (KOGAS) para o fornecimento de gás natural liquefeito ao mercado asiático.

Redação
14/02/2011 15:27
Visualizações: 134

A Repsol firmou um contrato com a companhia estatal Korea Gas Corporation (KOGAS) para o fornecimento de gás natural liquefeito ao mercado asiático.

 


O acordo, que entrou em vigor em janeiro de 2011, contempla o fornecimento de 1,9 bcm de GNL, quantidade equivalente ao abastecimento anual de um milhão de lares. A Repsol fornecerá gás natural liquefeito procedente da planta de liquefação associada ao projeto Peru LNG, cuja produção comercializa com exclusividade a petroleira espanhola.


Este contrato supõe a entrada da Repsol no mercado asiático de gás natural liquefeito e reforça sua posição de liderança no fornecimento deste produto. A Repsol é a quarta maior fornecedora de GNL do mundo e tem uma posição dominante na bacia atlântica, onde fornece gás a Estados Unidos e Europa desde Trinidad e Tobago.
 
 
A Repsol comercializou 9 bcm de gás equivalente em 2010 e prevê incrementar este volume em ao menos 50% em 2011, após iniciar Peru LNG.


Peru LNG


A Repsol comercializa com exclusividade a produção do projeto da planta Peru LNG. Dois terços desta produção serão destinados ao terminal de Manzanillo, na costa oeste do México que tem previsto o início de seu funcionamento para o quarto trimestre deste ano.


A planta, com uma capacidade nominal de 4,4 milhões de toneladas/ano, pode processar 17 milhões de m3/dia de gás, o que equivale, aproximadamente, a 15% do consumo na Espanha. Conta com os dois maiores tanques de armazenamento do Peru (com 130.000 m3 de capacidade cada um) e um terminal marinho de mais de um quilômetro que pode receber navios com capacidades entre 90.000 m3 e 173.000 m3.


O fornecimento de gás natural procede do campo Camisea, do qual a Repsol também participa com 10%, e ocorre através de um gasoduto de 408 quilômetros de comprimento cuja construção faz parte do projeto Peru LNG.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19