Rio Oil & Gas 2008

Repsol apresenta super computador de estudos sísmicos

Uma das dez maiores empresas petrolíferas do mundo e a maior companhia privada energética na América Latina (em termo de ativos), a espanhola Repsol apresenta, nesta quarta-feira (17), às 17h, no seu estande na feira Rio Oil&Gas, o Projeto Caleidoscópio. Resultado de um investimento de 8 milhõ

Da Redação
17/09/2008 15:41
Visualizações: 29

Uma das dez maiores empresas petrolíferas do mundo e a maior companhia privada energética na América Latina (em termo de ativos), a espanhola Repsol apresenta, nesta quarta-feira (17), às 17h, no seu estande na feira Rio Oil&Gas, o Projeto Caleidoscópio.

 


Resultado de um investimento de 8 milhões de euros, em uma parceria iniciada em 2006 entre Repsol, Barcelona Supercomputing Center, 3DGeo e CSIC, o projeto é considerado um dos mais inovadores e modernos da indústria petroleira mundial porque desenvolveu um super computador de alta tecnologia, capaz de processar com precisão imagens sísmicas do subsolo marinho e fazer interpretações com extrema rapidez.

 


O super computador, chamado MareNostrum, é ideal para áreas de águas profundas e ultra-profundas, em camadas pós e pré-salinas, reduzindo significativamente os riscos exploratórios.

 


Um dos computadores mais potentes da Europa, o MareNostrum é utilizado, desde o final de 2007, para interpretações de áreas da Repsol em todo o mundo. Sua tecnologia é baseada no desenvolvimento de algoritmos matemáticos e software de alta precisão.

 


O Projeto em detalhes será apresentado pelo geofísico da Repsol, Qingbo Liao Yang.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19