Refino

Repar refinará 100% de petróleo brasileiro

DCI
23/01/2006 02:00
Visualizações: 242

A Refinaria da Petrobras no Paraná (Repar) iniciou a implementação do projeto de US$ 1,4 bilhão que tem entre os principais objetivos adaptar até 2008 a produção para o uso de 100% de petróleo nacional, contra o nível atual de 75%.

Até lá, também, deve ser concretizado o plano de aumento da capacidade total da refinaria em 10%, passando dos 32 milhões de litros diários para 35 milhões de litros diários de petróleo.

Segundo o diretor-geral da refinaria, João Adolfo Oderich, a intenção é adequar os sistemas de processamento ao petróleo nacional, que tem características próprias e demanda tecnologias específicas. “È um processo de adequação de acordo com a proposta nacional da Petrobrás”, diz ele, referindo-se à meta de auto-suficiência na produção de petróleo, anunciado para este ano, pela Petrobrás.

“Com a adequação das refinarias para operar com o produto nacional, a importação de 25% de petróleo deve ser eliminada, aumentando a competitividade do mercado nacional”, comentou Oderich. Ele considerou a redução no custo da matéria-prima, além da queda no preço final do produto, obtido com a eliminação de transportes e intermediários.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19