Premiação

Renato Pinheiro da Petrobras ganha prêmio internacional da Society of Petroleum Engineers (SPE)

Redação/Agência Petrobras
24/07/2017 16:43
Visualizações: 422

O engenheiro de petróleo sênior, Renato Pinheiro (foto), foi premiado com o 2017 Regional Management and Information Award – South America and Caribbean Region, concedido pela Society of Petroleum Engineers (SPE), uma das mais importantes entidades da indústria mundial de petróleo e gás. Ele levou o prêmio na categoria Gerenciamento e Informação, com um programa que gerou economia de cerca de U$ 2 bilhões no custo total de construção de poços.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em outubro, durante a realização do Encontro Técnico Anual da SPE, em San Antonio, Texas, Estados Unidos.

Há 32 anos na companhia, Renato é gerente geral de Construção, Avaliação, Manutenção e Abandono de Poços em Águas Ultraprofundas e destaca a importância do trabalho em equipe para a conquista do prêmio. “Isso é resultado de um trabalho com pessoas motivadas, integradas, inovadoras e preocupadas em reduzir durações e custos de poços, mesmo naqueles momentos de altos preços de petróleo, visando a melhorar os resultados da companhia por meio de uma curva de experiência que acreditamos ser possível, ou mesmo superada, através de muita gestão de dados, informação e conhecimento, com transparência, compartilhamento e disciplina. E tendo a segurança como valor fundamental”, acrescentou.

O prêmio foi concedido considerando a evolução dos resultados obtidos na construção de poços do pré-sal da Bacia de Santos por meio do uso intensivo dos dados, transformando-os em informação e conhecimento, além da implementação do conceito de curva de experiência na construção de poços.

Também foram fundamentais a implementação e a gestão de dois programas de melhoria: o Programa de Otimização dos Investimentos em Poços do Pré-Sal e o Programa de Redução de Custos de Poços, ambos com resultados expressivos e que contribuíram significativamente para a viabilização dos projetos de desenvolvimento do pré-sal da Bacia de Santos.

O Programa de Redução de Custos de Poços gerou uma economia de cerca de U$ 2 bilhões, entre 2013 e 2015, e deixou um legado importante na rotina do segmento de Exploração e Produção. Outro resultado de destaque foi a redução significativa (da ordem de 70%), entre 2010 e 2016, na duração média total de perfuração e completação (conjunto de operações necessárias para equipar o poço, depois de perfurado, e deixá-lo pronto para produzir óleo e gás), de poços dos projetos de investimento na área do pré-sal. “Não há como citar exatamente o maior desafio enfrentado. Isso tudo é resultado de um conjunto, um trabalho de longo prazo”, afirmou.

O engenheiro de petróleo se prepara para assumir um novo desafio: a Gerência Geral de Serviços de Poço. “Fico feliz a cada poço perfurado, avaliado ou completado que entregamos no pré-sal. E mais feliz ainda quando eles entram em operação, contribuindo para a produção nacional e para o crescimento de nossa empresa”, afirmou Pinheiro, mostrando que ainda pretende continuar fazendo parte dessa história.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19