Efeito estufa

Relatório da ONU aponta biocombustíveis como alternativa para combater o aquecimento global

A terceira parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) será divulgada hoje (4/5) em Bangcoc, na Tailândia. O documento, cujo tema é Mitigação das Mudanças do Clima, deve apontar a importância da substituição dos

Agência Brasil
04/05/2007 03:00
Visualizações: 63

O relatório traz conclusões de especialistas de todo o mundo, inclusive de brasileiros sobre o aquecimento global, e também deve citar como uma das principais alternativas o uso do etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, como no Brasil.

A técnica em mudanças climáticas da WWF-Brasil, Karen Suassuna, afirma que reduzir a emissão desses gases é a única maneira a curto e a médio prazo de lidar com as mudanças climáticas. "Se a gente quer manter o aquecimento da Terra menor do que 2 graus Celsius, que é o que evitaria impactos extremos das mudanças do clima nas populações e nos ecossistemas em geral, a gente tem que diminuir as nossas emissões”.

Segundo Karen, a primeira e "mais importante" medida é a adoção de fontes de energia renováveis. Como exemplo, Suassuna cita o etanol, já usado no Brasil, o biodiesel (que o governo brasileiro começou a desenvolver), a energia eólica (produzida com a força do vento) e a solar.

O ponto central é diminuir a emissão dos gases que causam o efeito estufa e contribuem para o aquecimento global, intensificando a retirada desses gases da atmosfera em curto, médio e longo prazo.

O efeito estufa é um fenômeno que impede que o calor da Terra seja dissipado para o espaço, o que aumenta a temperatura da atmosfera. Ou seja, o efeito é causado por gases que ficam acumulados na atmosfera, impedindo a saída do ar quente, exatamente como ocorre em uma estufa de plantas.

Três pesquisadores fazem parte do grupo responsável pela elaboração do relatório. A terceira parte do documento se integra ao resultado dos dois primeiros grupos de trabalho, divulgados em fevereiro e abril deste ano. O relatório completo deve ser lançado até o fim de 2007.

Outro ponto que deve ser discutido é o desmatamento de florestas tropicais, como a Amazônia, como causa do aquecimento global. Suassuna apresenta pelo menos dois benefícios do combate ao desmatamento: conservar a biodiversidade e os recursos naturais e diminuir a emissão de gases do efeito estufa. “No caso do Brasil, esse tipo de emissão é muito relevante, em torno de 65% a 70% das emissões de gases brasileiros”, diz a pesquisadora.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20