Emergência

Refinaria de Cubatão passa no teste de acidente simulado

A Petrobras comemorou o sucesso do maior simulado já realizado na Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão. “Não queremos que uma emergência desse tipo venha a acontecer, mas, se ocorrer, o exercício mostrou que estamos bastante preparados para enfrentá-la”, disse Luiz Alberto Verri, gerente-

Assessoria Petrobras
14/12/2006 02:00
Visualizações: 189

Ao longo de cinco horas — a partir das 9h da manhã, quando um caminhão vácuo “chocou-se” com uma linha de transferência de combustíveis, provocando o “rompimento” parcial da tubulação e o “derramamento” de produto no Rio Cubatão — um contingente de mais de 300 pessoas foi mobilizado na execução do plano de contingência.
Depois do pronto atendimento às “vítimas”, iniciou-se a contenção de aproximadamente 130m³ de “óleo”, com o lançamento de barreiras. Também  foram removidos os moradores da Vila Elizabeth, bairro vizinho à  refinaria, com a transferência de cerca de 100 pessoas para o Centro Esportivo Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Conforme detalhado no Plano de Emergência Local (PEL) da RPBC, as equipes envolvidas no simulado executaram 83 ações, desde o momento do “acidente” até o controle total da “emergência”, com a contenção do “óleo” no Ponto 4 (sob a Ponte dos Arcos) e a preparação da desmobilização dos recursos utilizados. Além das equipes da RPBC e de técnicos em segurança de outras refinarias do Sistema Petrobras, o simulado teve a presença de representantes dos Bombeiros, da Cetesb, da Polícia Militar, do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e da Defesa Civil do município.

Embora a avaliação final do exercício esteja marcada para 14 de janeiro próximo, com a presença de todos os órgãos públicos envolvidos, o gerente-geral Luiz Alberto Verri afirmou que “um simulado serve exatamente para verificarmos os nossos pontos para melhorias e buscarmos corrigi-los. Este é o grande produto dos simulados”. Segundo ele, um dos maiores ganhos foi, mais uma vez, a integração da unidade com os órgãos oficiais, “pois numa situação real é sempre melhor quando todos já se conheçam e trabalham em cooperação”.

Verri também elogiou a participação da comunidade da Vila Elizabeth: “A informação que temos é que foi tudo muito tranqüilo. Os moradores do bairro seguiram sem dificuldades as orientações da Defesa Civil, o que demonstra que hoje estão melhor preparados para enfrentar uma eventual emergência do que estariam se não fizéssemos esses exercícios, periodicamente”.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.