Folha de S. Paulo
Apesar de prever maiores efeitos da crise financeira sobre o mercado de combustíveis apenas no ano que vem, a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na área de distribuição, projeta menor demanda da Vale, seu principal cliente, a partir deste mês.
O recente corte de produção anunciado reduzirá em 10% o volume de combustível que a mineradora compra junto à BR. Diante de um consumo mensal médio de 170 milhões de litros por parte da Vale, o equivalente a 5% do total vendido pela BR, a estimativa é que o impacto para a estatal seja de 0,5% no volume de vendas total.
O presidente da BR, José Eduardo Dutra, disse ontem que, ainda assim, a companhia espera recorde de vendas neste ano, baseado nos fortes números do mercado até outubro. Para o ano que vem, no entanto, Dutra calcula que o mercado de distribuição sentirá mais os efeitos da crise.
“Parte do nosso mercado está vinculado diretamente ao crescimento da economia do Brasil. À medida que o Brasil cresce menos, isso irá refletir no nosso mercado”, disse.
O executivo ressaltou que a BR vem batendo sucessivos recordes de vendas ao longo deste semestre. O último dado referente a outubro indica um volume comercializado de 3,4 bilhões de litros. De janeiro a outubro, a estatal vendeu 31,5 bilhões de litros, bem próximo do 33,9 bilhões de litros observados ao longo de 2007.
“Para este ano, os números mostram que há um recorde garantido de vendas. Para o ano que vem, é provável que haja um crescimento menor”, observou Dutra, lembrando que as vendas de automóveis já caíram em outubro.
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