Combustíveis

Recorde na exportação de álcool

Jornal do Commercio
21/07/2004 03:00
Visualizações: 42

O elevado preço do petróleo no mercado internacional está fazendo com que muitos países aumentem sua importação de álcool brasileiro. Isto levou o Brasil a registrar um recorde de venda de álcool etílico em junho: foram 281,3 milhões de litros, com receita de US$ 55 milhões, também recorde. O melhor resultado anterior era o de maio: de 156,42 milhões de litros e receita de US$ 34,7 milhões. Apenas no primeiro semestre de 2004, o volume de álcool exportado foi de 939,19 milhões de litros, ante 656,3 milhões de litros em todo o ano de 2003.
Até os EUA, que possuem uma taxa elevada de importação para manter sua reserva de mercado, também estão importando álcool brasileiro, informa o consultor Plínio Nastari, da Datagro, empresa especializada em consultoria para o setor sucroalcooleiro. Segundo ele, atualmente fica mais barato para os EUA comprar álcool do Brasil para misturar ao combustível americano que petróleo no mercado internacional. Nesta conta, já está incluído o imposto americano de reserva de mercado, além da logística e das perdas que ocorrem no processo, explica Nastari.
Outros países também estão procurando o produto brasileiro, como Nigéria e Suécia. "Mesmo que o preço do petróleo volte a cair, o Brasil passou para um novo patamar no volume de álcool exportado", disse. Nastari informou, contudo, que o volume registrado em junho não deve se repetir durante o resto do ano porque o Brasil não teria condições de continuar neste ritmo sem afetar o mercado interno. "Em junho de 2003 foram exportados, por exemplo, apenas 15 milhões de litros de álcool, ante os atuais 281,34 milhões", disse. O mercado de açúcar deve ficar acima de oito cents por libra a médio e longo prazo, de acordo com o consultor.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19