Petrobras

Recorde de produção de diesel na Bolívia

A Empresa Boliviana de Refinação (EBR), na qual a Petrobras tem 100% de participação, alcançou em março uma produção recorde de 55.680 m³ de óleo diesel (350.227 barris), processado nas Refinarias Gualberto Villarroel e Guillermo Elder Bell. Esse é o maior volume alcançado pela EBR, des


12/04/2004 03:00
Visualizações: 141

A Empresa Boliviana de Refinação (EBR), na qual a Petrobras tem 100% de participação, alcançou em março uma produção recorde de 55.680 m³ de óleo diesel (350.227  barris), processado nas Refinarias Gualberto Villarroel e Guillermo Elder Bell. Esse é o maior volume alcançado pela EBR, desde que iniciou suas operações como uma empresa da Petrobras Bolívia, em 1999. Dessa forma, a empresa está garantindo a redução das importações do produto, com uma economia de divisas para o país da ordem de US$ 23 milhões, e futuramente deverá assegurar a auto-suficiência boliviana na produção de diesel, através de um projeto de expansão em desenvolvimento.
O aumento da produção de óleo diesel nas refinarias da EBR registrado entre dezembro de 1999 e junho de 2003, foi de 22%, e as refinarias têm capacidade instalada suficiente para atender a toda a demanda de combustíveis da Bolívia. Atualmente, a EBR abastece 100% do mercado boliviano de gasolina e aproximadamente  65% da demanda de óleo diesel. Os 35% restantes de óleo diesel são importados.
Com esta capacidade, será possível assegurar a auto-suficiência da Bolívia em combustíveis, por intermédio de projetos como o denominado "Separação de Cru", em implantação. Este projeto, já apresentado pela empresa ao governo boliviano, objetiva a otimização do sistema de transporte de petróleo cru para processamento, garantindo o abastecimento de maior quantidade da matéria-prima às refinarias, e de melhor qualidade.
O projeto prevê investimentos em tanques de armazenagem e adequações e ampliações de várias unidades de processo dentro das refinarias de Santa Cruz e Cochabamba, permitindo, otimizar a operação das refinarias e maximizar a produção de óleo diesel, com potencial de fornecimento de cerca de 95% da demanda total do mercado de diesel do país.
De acordo com o comunicado à imprensa, além deste projeto específico, a Petrobras, como controladora, realizou uma série de esforços na melhoria dos processos produtivos, implementando novas tecnologias, otimizando operações e capacitando funcionários.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19