PD&I

RCGI planeja ações de difusão científica e educação com pegada digital

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/11/2020 19:31
Visualizações: 557

A realidade virtual poderá ser usada para otimizar o trabalho das pesquisas desenvolvidas no Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI); experiências imersivas irão mostrar como funcionam algumas das tecnologias inovadoras do centro; dados de experimentos poderão resultar em composições musicais; filmes 360°, criados para gerar empatia, irão mostrar aspectos em que a ciência é fundamental para a sociedade.

Esses são alguns dos recursos digitais de um projeto de difusão científica e educação do RCGI que será apresentado nesta sexta-feira (6/11), das 13h às 14h, em um webinar. As inscrições devem ser feitas por este e-mail communication.rcgi@usp.br. O evento está sendo organizado pelo PRH 33.1, pelo RCGILex e pelo GASBRAS, como parte das discussões sobre comunicação institucional e projetos no setor de gás.

Divulgação

O palestrante convidado é Caetano Rodrigues Miranda, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), onde desenvolve projetos em Ciência dos Materiais e Energia e realiza atividades de ensino e extensão com projetos voltados para o setor produtivo, empreendedorismo social, ou que unam ciência e arte. Miranda explora tecnologias digitais em realidades estendidas (virtual e aumentada) para a educação e disseminação do conhecimento.

O evento será moderado pelo professor Thiago Brito, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ambos da USP. A coordenadora do RCGILex, Hirdan Costa, do IEE-USP, também participa. A palestra será gravada e disponibilizada no Spotify.

Sobre o palestrante: Bacharel em Física Aplicada, mestre em Física e doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2003), com sanduiche na University of Cambridge (Reino Unido), Caetano Rodrigues Miranda foi pesquisador associado no The Abdus Salam International Centre of Theoretical Physics (ICTP) em Trieste (Itália), seguido de um pós-doutoramento no Massachusets Institute of Technology (MIT), em Cambridge (EUA). Foi Professor Assistente na Kyoto University (Japão) e da Universidade Federal do ABC. Atualmente, é professor doutor no IF-USP.

Divulgação

Sobre o PRH 33.1: projeto ligado ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – PRH-ANP, suportado com recursos provenientes do investimento de empresas petrolíferas qualificadas na Cláusula de P, D&I da Resolução ANP nº 50/2015 (PRH 33.1 - Referente ao EDITAL Nº 1/2018/PRH-ANP ; Convênio FINEP/FUSP/USP Ref. 0443/19).

Sobre o RCGILex: projeto ligado ao Fapesp Shell Research Centre For Gas Innovation (RCGI), iniciativa que reúne mais 350 pesquisadores com foco em redução de emissões e na transição energética. As palestras fazem parte de uma série de eventos online organizada pela equipe do RCGILex.

Sobre o Gasbras: Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Gás Não Convencional do Brasil, que envolve estudos nas diversas fases que abrangem o aproveitamento econômico de forma sustentável de gás não convencional, desde a avaliação das reservas disponíveis, passando por técnicas, formulação de políticas públicas, até a regulação e aspectos sociais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19