Otimização

Radix otimiza recursos das Unidades Termoelétricas do Parque Gerador da Petrobras

Construção do balanço hídrico das unidades termoelétricas.

Redação / Assessoria
18/03/2015 14:04
Visualizações: 238

A crise hídrica provoca nas empresas uma necessidade urgente de se tornarem mais eficientes. Tornou-se estratégico às empresas buscarem saídas eficazes para o problema. Há soluções no mercado de otimização como o Projeto do Balanço Hídrico das Termoelétricas do Parque Gerador da Petrobras, que contempla 18 unidades operacionais espalhadas por todo o país, em fase de conclusão pela Radix, de Engenharia e Software.

“Analisamos todos os dados disponíveis na operação, fizemos algumas medições e análise químicas adicionais e fechamos o balanço. Com isto, podemos identificar o que é  desperdiçado, o que já é aproveitado e o potencial adicional de reaproveitamento. Em cima disso, apresentamos as propostas de melhoria. Nossa previsão é que a Petrobras inicie a implementação destas melhorias no segundo semestre deste ano”, explica João Zaiden, Coordenador de Projetos da Radix.
 
O objetivo principal do trabalho realizado pela Radix é construir o balanço hídrico das Termoelétricas do Parque Gerador da Petrobras e identificar oportunidades de otimização dos recursos. Em outras palavras, representam oportunidades na busca de novas alternativas para o abastecimento de água, na redução do consumo de água em diversas áreas da usina, na redução de perdas típicas da operação (como as perdas por evaporação em torres de resfriamento) e no reaproveitamento mais inteligente de água, vapor e efluentes. Estas diversas frentes de trabalho podem envolver, em alguns casos, a busca por novas rotas tecnológicas.
 
O projeto teve início há um ano e meio, quando a crise hídrica ainda não tinha vindo à tona. Além de trazer ganhos financeiros para a operação das usinas termoelétricas da Petrobras, o balanço oferece uma importante contribuição para a sustentabilidade da operação, poupando um recurso tão crítico como a água.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19