Ipiranga

Queda nas vendas de combustíveis pressiona lucro da Ultrapar no 1º tri

Reuters, 11/05/2017
11/05/2017 11:37
Visualizações: 203

A Ultrapar teve quedas na receita e no lucro do primeiro trimestre, diante de menores vendas de combustíveis na rede de postos Ipiranga, seu principal braço de negócios.

O grupo, cujas atividades incluem também produtos químicos, armazenagem de granéis líquidos e uma rede de farmácias, afirmou nesta quarta-feira que seu lucro líquido no período somou 370,3 milhões de reais, queda de 5 por cento ante mesma etapa de 2016.

O recuo refletiu principalmente o declínio das vendas de combustíveis da Ipiranga, que responde por 85 por cento da receita líquida total, que caiu 4 por cento contra o primeiro trimestre do ano passado, a 18,7 bilhões de reais.

"Neste início de ano, a atividade econômica continuou apresentando desempenho negativo em relação ao ano anterior", afirmou a companhia em seu relatório.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) caiu 8 por cento ano a ano, para 973 milhões de reais.

A Oxiteno, unidade de produtos químicos, também teve queda de 9 por cento na receita líquida, a 912 milhões de reais.

Os fracos desempenhos de Ipiranga e Oxiteno foram parcialmente compensados por aumento nas vendas das demais subsidiárias, como a Ultragaz, cuja receita líquida subiu 10 por cento no comparativo anual, para 1,35 bilhão de reais.

Já a receita da Ultracargo, de armazenagem de granéis líquidos, somou 101 milhões de reais, aumento de 24 por cento ano a ano. E a rede de drogarias Extrafarma viu seu faturamento bruto evoluir 28 por cento, para 476 milhões de reais.

A Ultrapar afirmou ter investido 485 milhões de reais entre janeiro e março, 63 por cento a mais que um ano antes, mas queda de 34 por cento na medição sequencial.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13