Lançamento Editorial

Publicação traz informação estratégica sobre o setor de biodiesel

Profissionais envolvidos com energias alternativas podem agora contar com a maior e mais completa publicação sobre o setor de biodiesel. O Anuário da Indústria de Biodiesel no Brasil reúne as principais informações do mercado no período de 2004 a 2009, fase que marca o início da consolidaç

Redação
15/04/2011 13:22
Visualizações: 396
Profissionais envolvidos com energias alternativas podem agora contar com a maior e mais completa publicação sobre o setor de biodiesel. O Anuário da Indústria de Biodiesel no Brasil reúne as principais informações do mercado no período de 2004 a 2009, fase que marca o início da consolidação do segmento.


A publicação é resultado de um ano e meio de trabalho com informações sobre o mercado desde 2004. São 340 páginas com capa dura e acabamento de luxo. “Nossa meta era colocar a maior quantidade possível de informação e apresentar de forma inovadora”, esclarece Miguel Angelo Vedana, diretor-executivo da BiodieselBR.


A análise dos dados mostra que houve uma explosão no crescimento da indústria brasileira em 2007. “O ritmo de expansão foi reduzido em 2008 e 2009, mas foi retomado em 2010”, avaliou. “Vamos ver uma nova explosão de investimentos em 2011 e 2012”, apostou. Segundo ele, nos próximos dois anos está previsto um aumento na capacidade de produção brasileira de 2 bilhões de litros com a construção e ampliação de usinas.

Destaques

A publicação se destaca pelo projeto gráfico e pela forma inovadora de apresentar dados estatísticos. Gráficos, tabelas, infográficos e linhas do tempo mostram uma visão integrada e inédita do desenvolvimento da indústria nesses últimos seis anos. Em um único espaço é possível ver, por exemplo, como foi a evolução do mercado a cada trimestre em áreas como matéria-prima, produção, número de usinas, leilões e inclusão social, entre outros destaques.

“Essa publicação facilita o trabalho de quem atua com biodiesel. Desde que começamos a elaborar o anuário, sempre tivemos em mente que teria que ser de grande utilidade para todos os agentes do mercado: usinas, representantes da esfera pública, pesquisadores, consultores, fornecedores e empresas que planejam investir no setor. A quantidade de informações é surpreendente”, diz Vedana.

O trabalho realmente impressiona, olhando para o setor sob diferentes aspectos. Aborda as etapas de desenvolvimento das políticas públicas, a estrutura executiva do programa nacional de biodiesel, o marco regulatório, as matérias-primas, a participação da agricultura familiar, capacidade instalada, tecnologia, produção, legislação, tributação, qualidade, comercialização, logística e comportamento de mercado. Também apresenta informações detalhadas de cada uma das usinas que já produziu biodiesel no Brasil, além de comparar suas tecnologias e níveis de integração.

O Anuário dá uma visão geral dos principais acontecimentos que marcaram a história da indústria. Há uma linha do tempo que resume os acontecimentos mais relevantes ao longo dos últimos seis anos, mostrando claramente o aumento do volume de informações vinculadas ao segmento e a importância que ele veio ganhando na grande mídia e na especializada.


Na seção matéria-prima, é possível visualizar graficamente a evolução histórica da participação de diversas matérias-primas na composição do biodiesel. Além disso, há dados sobre zoneamento climático e informações de mercado, como área plantada, produção e produtividade das principais oleaginosas usadas pela indústria, bem como seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil. Estão disponíveis também informações sobre o mercado de gorduras animais como sebo bovino, gordura de frango e de porco. As matérias-primas promissoras, entre elas óleo de cozinha usado, pinhão-manso, crambe, canola, girassol, macaúba e babaçu, também ganharam destaque.


Big Bang  


É possível observar através de gráficos como as usinas foram se espalhando pelo país e como a atividade se concentrou em determinados Estados e regiões. Cada região teve um desenvolvimento diferente, com novos investimentos surgindo em momentos distintos. Fica fácil notar a evolução da oferta em comparação com a demanda desde o começo do PNPB.


Outro destaque é o resumo de todos os leilões de biodiesel, que podem ser acompanhados de forma rápida por uma tabela comparativa, onde é possível ver também o volume exato comercializado por cada usina. Infográficos mostram a relação de vendas e entregas de biodiesel em cada ano, divididos por mês, usina, região e Estado.  


Na seção legislação estão detalhadas as principais regras que regem a indústria de biodiesel no Brasil e como elas foram sendo ajustadas durante o processo de aprendizagem. Estão listadas as alterações nas regras do selo Combustível Social, na lista de matérias-primas com incentivos fiscais, na especificação do biodiesel, assim como nas licenças da ANP necessárias para construção, operação e comercialização.


A seção opinião traz os pontos de vista de 15 personalidades de influência no setor, incluindo o economista Rodrigo Rodrigues (da Casa Civil), Décio Gazzoni (da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República / Embrapa), Denílson Ferreira (do Mapa) e Ricardo Dornelles (do MME). Eles contribuíram com análises setoriais e conjunturais do programa de biodiesel. Já a opinião dos produtores é apresentada com os resultados de uma pesquisa realizada pela BiodieselBR com os executivos das usinas sobre os diversos aspectos da comercialização do biocombustível.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13