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Porto do Açu

Prumo realiza primeira operação no canal do T2

18/11/2014 | 10h44
Prumo realiza primeira operação no canal do T2
Divulgação Divulgação

A Prumo realizou hoje, dia 14, a 1º operação comercial no canal do Terminal 2 (T2) do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O primeiro navio a atracar no T2 foi o Happy Dynamic, do tipo Heavy Lift, que veio da China e atracou no cais da fábrica da NOV. Com um calado de 7 metros, a embarcação estava carregada com um guindaste, que pesa 520 toneladas. Ele será afixado no cais da NOV e utilizado para movimentar os carretéis de tubos flexíveis.

“Vemos a chegada do navio como um marco de suma importância, já que viabilizará a instalação do nosso guindaste, que tem capacidade de suporte de até 410 toneladas. Esta é uma peça fundamental para as atividades de carregamento e descarregamento de equipamentos no site da NOV Flexibles no Porto do Açu”, explica Marcos Villela, country manager da NOV Flexibles no Brasil.

“Iniciamos uma nova etapa do Porto do Açu com a realização da 1º operação comercial do Terminal 2. Superamos vários obstáculos e trabalhamos muito para chegarmos a este momento, com a obtenção de diversas licenças, desenvolvimento das obras civis e foco em segurança. É uma grande alegria participar do início desta nova fase do empreendimento”, comemora Eduardo Parente, presidente da Prumo Logística.

O cargueiro Heavy Lift é especializado no transporte de estruturas muito pesadas e de difícil manipulação. O descarregamento do guindaste irá durar cerca de três dias e a previsão é que o navio deixe o Porto na próxima segunda-feira (17).

No final de outubro aconteceu a 1º operação de minério de ferro no Terminal 1 (T1), com o carregamento do navio  “Key Light”, que tem 14,7 metros de calado e foi carregado com 80 mil toneladas de minério de ferro no píer dedicado.

Sobre o Porto do Açu


Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 km de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 km de cais.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros. Com mais de 13 km de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.



Fonte: Redação / Assessoria
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